25 de agosto de 2012

6 motivos para não aceitar opiniões não-construtivas


Têm pessoas que não dão um passo sem consultar a opinião alheia. Diferente da crítica, opiniões não necessitam de maiores explicações, conhecimentos ou maior entendimento. Opiniões baseiam-se em emoções e reações provocadas em nós pelo que nos foi mostrado. Embora eu entenda e defenda a liberdade de expressão, não compreendo as opiniões que nada acrescentam. Confira uma lista de seis motivos para não aceitar opiniões não-construtivas.

1 - Se preocupar demais com o que os outros pensam de você pode desencadear uma obsessão. Querer causar boa impressão e conquistar a aceitação de todos a todo instante não é a melhor opção. É preciso estar convicto e seguro de si, mesmo sabendo que você não será capaz de agradar todo mundo. Afinal, sempre haverá alguém para lhe criticar.

2 - As pessoas têm uma tendência de enxergar tudo a seu modo. Isso demonstra a falta de empatia de alguns, pois acham mais fácil e confortável criticar do que aceitar as diferenças, ou pelo menos, tentar entender os outros.

3 - É preciso descobrir quem somos. No momento que isso acontecer, não lhe importará mais o que os outros pensam, o dedo que lhe apontam e o que julgam sobre você. Confiar em si mesmo: esse é o primeiro passo.

4 - O que nos torna a pessoa que somos são os atos que não precisam de explicação, desculpas ou motivos. Quem julga o próximo não consegue enxergar isso. 

5 - É preciso saber ouvir opiniões e filtrar o que realmente importa. Muitas vezes aproveitamos algumas opiniões e outras simplesmente têm de ser ignoradas, tendo em vista que muitos desperdiçam seu tempo apenas criticando e ofendendo outras pessoas.

6 - Quando você aceitar uma opinião que não tem nada a contribuir, faça a si mesmo a seguinte pergunta: "Se hoje fosse o último dia da minha vida, eu morreria feliz dependendo da aprovação alheia?". Se chegamos até aqui foi por mérito próprio e não por causa de opiniões furadas.

Um comentário:

  1. cara, eu já devia ter vindo e comentado antes as coisas aqui, mas o tempo é um cara sacana. enfim, vou te dar a mesma dica que recebi há uns tempos, tenta escrever histórias, de gente, de dia a dia, tens talento pra isso. só uma sugestão. os textos analíticos são mto bons!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros