13 de março de 2016

15 desenhos animados antropomórficos

Toda criança acredita convictamente que animais, plantas e objetos possuem a capacidade de agir e falar como se fossem seres humanos: é o que chamamos de antropomorfismo. Este conceito filosófico atribui características humanas às formas da natureza ou aos seres vivos irracionais, desde a antiguidade até os dias atuais. Mas isso não é algo ruim, pelo contrário. Os personagens antropomórficos dos desenhos animados dão asas à imaginação, estimulam o potencial criativo das crianças e estreitam os laços de amizade com os animais. Confira 15 desenhos animados antropomórficos.

Kung Fu Panda


Kung Fu Panda é um filme de animação criado pela DreamWorks Animation em 2008. O atrapalhado panda Po persegue o sonho de ser lutador de kung fu e o Mestre Shifu tem a difícil missão de treiná-lo. Em Kung Fu Panda 3, lançado no dia 3 de março deste ano, Po encontra seu pai de sangue, o panda Li, que o carrega para a vila secreta dos pandas, enquanto o lendário touro Kai, retorna do mundo dos mortos para roubar a energia vital dos mestres de kung fu. Po acaba treinando todos os pandas do vilarejo e forma uma exército de lutadores para ajudá-lo a impedir o maléfico plano do vilão Kai.

Hora de Aventura


A série de desenho animado Hora de Aventura (Adventure Time, no original) foi criada pelo cartunista Pendleton Ward para o canal Cartoon Network, sendo exibida desde 2014. A história gira em torno das aventuras de Finn, o Humano e de seu melhor amigo e irmão adotivo Jake, um cão com superpoderes, na pós-apocalíptica Terra de Ooo.

Mickey Mouse


Mickey Mouse é um rato de calça vermelha, sapatos amarelos e luvas brancas que se tornou símbolo da Walt Disney e um dos personagens mais famosos do mundoMickey foi criado pelo co-fundador Walt Disney (que inspirou o nome da companhia) e pelo desenhista Ub Iwerks, em 1928. Logo depois, surgiram novos personagens: a rata Minnie, namorada de Mickey, o Pato Donald e Margarida, o cachorro de estimação Pluto (não-falante) e Pateta, um cão que fala. Outros personagens como o milionário Tio Patinhas e seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho também são clássicos.

Perry, o Ornitorrinco


Perry, o Ornitorrinco é o animal de estimação de Phineas e Ferb, da série animada homônima exibida pela Disney Channel desde 2007. Criada pelos produtores de animação, Dan Povenmire Jeff "Swampy" Marsh, a história traz dois jovens meio-irmãos, Phineas e Ferb, e a irmã Candace. Os garotos adotam um ornitorrinco, que atua como agente secreto da O.W.C.A., uma organização do governo de animais espiões, sob a identidade de Agente P. Perry é inimigo do doutor Heinz Doofenshmirtz e tem a missão de deter seus planos malignos de dominar a Área dos Três Estados.

Garfield


O gato Garfield, criado pelo cartunista Jim Davis em 1978, é a estrela das famosas histórias em quadrinhos, publicadas em 2,5 mil jornais de todo o mundo. Antes de Garfield, Davis criou a tirinha Gnorm Gnat, protagonizada por um inseto chamado Gnorm, nos anos 70, que não tinha boa receptividade do público e foi criticado por um editor. Em resposta, Davis criou a tirinha de um gato guloso e preguiçoso de bochechas grandes, olhos pequenos e pêlo laranja, que recebeu o nome do avô do cartunista, James Garfield Davis (inspirado em James Garfield, ex-presidente dos Estados Unidos). A história traz Garfield, que é viciado em café, odeia segundas-feiras e vive com Odie, um cão bobo, e o cartunista Jon Arbuckle, dono dos dois. Tamanho sucesso, Garfield virou filme em 2004.

Madagascar


O filme de animação Madagascar, lançado pela DreamWorks Animation em 2005, conta a história do leão Alex, a grande atração do zoológico do Central Park, em Nova York, e de seus melhores amigos, a zebra Marty, a girafa Melman e a hipopótamo Glória, que decidem fugir do cativeiro e morar na natureza. Após vários percalços e contratempos, o grupo acaba parando na ilha de Madagascar, mas esse é só o começo de uma história cheia de aventura. Os lêmures Rei Julien XIII e seu fiel escudeiro Maurice, garantem boas risadas. A elite de pinguins espiões de Madagascar, Capitão, Kowalski, Rico e Recruta, fizeram tanto sucesso que ganharam seu próprio filme em 2014.

Pica Pau


O Pica Pau (no original, Woody Woodpecker) é uma série de desenho animado criada e produzida pelo desenhista e animador Walter Lantz em 1940, sendo distribuída pela Universal Pictures. Pica Pau, que emite a famosa e estridente risada, se mete em confusões e vive aventuras com seus amigos e inimigos, ao lado da namorada Paulina.

Bob Esponja



Bob Esponja Calça Quadrada, mais conhecido apenas como Bob Esponja, é uma série de animação mundialmente aclamada, criada pelo biólogo marinho e animador Stephen Hillenburg, sendo produzida e exibida pela Nickelodeon desde 1999. Situada na cidade subaquática Fenda do Biquíni, a série narra as aventuras de Bob Esponja, a carismática esponja amarela, e sua turma, a estrela do mar Patrick, Sandy Bochechas, uma esquilo do Texas que veste roupa de astronauta, o mal-humorado Lula Molusco, Sr. Sirigueijo, proprietário do restaurante Siri Cascudo, o mascote Gary, um caracol e Plankton, dono do Balde de Lixo que vive tentando roubar a fórmula secreta do hambúrguer de siri.

Alice no País das Maravilhas


Alice no País das Maravilhas (no original, Alice's Adventures in Wonderland) é a obra mais conhecida do escritor Lewis Carroll, publicada em 1865. O livro, que virou filme em 2010, conta a história de uma menina chamada Alice. Ela cai na toca de um coelho que a transporta para o País das Maravilhas, um lugar mágico repleto de criaturas esquisitas e antropomórficas, como o Gato de Cheshire, que ri, aparece e desaparece lentamente.


Alvin e os Esquilos


Baseado na série de desenho animado criada pelo produtor Ross Bagdasarian, Jr. em 1960, o filme de animação Alvin e Os Esquilos, produzido pela Century Fox e lançado pela primeira vez em 2007, traz as aventuras do trio de esquilos cantores e tagarelas formado por Alvin, Simon e Theodore. No quarto filme da franquia, lançado em dezembro de 2015, os esquilos acreditam que o dono Dave irá pedir a namorada em casamento e abandoná-los. O trio resolve cair na estrada e vai até Nova York impedir a união do casal.

Rei Leão


O Rei Leão (1994) é o 32º longa-metragem produzido pela Walt Disney e um dos mais conhecidos no mundo. A animação conta a história do leão Simba, que foge do reino por sentir-se culpado pela morte do pai, o rei Mufasa, sem saber que ele foi assassinado pelo tio Scar, cuja intenção é tomar o poder da selva. L
ançado em novembro de 2015, a série The Lion Guard: Return of the Roar dá sequência à história de O Rei Leão e traz Kion, o filho mais novo de Nala e Simba, que assume o papel de líder do time Lion Guard.

Pernalonga


Pernalonga, o coelho espertalhão mais conhecido da TV, foi produzido pela Warner Bros. Cartoons em 1945. Dono da célebre frase "O que que há, velhinho?", o personagem apareceu pela primeira vez no curta metragem A Lebre Selvagem (The Wild Hare, em inglês), dirigido por Tex Avery, em 1940. Pernalonga atuou em mais de 160 curtas animados, participou de filmes como Space Jam (1996), com o jogador de basquete Michael Jordan, e Looney Tunes - De Volta à Ação (2003). O coelho protagonizou a série de desenho animado Looney Tunes (Turma do Pernalonga, no Brasil), ao lado do pato Patolino, do porco Gaguinho, do passarinho Piu-Piu, do gato Frajola e de outros. A série foi distribuída pela Warner Bros.Animation, entre 1930 e 1969.

Tom e Jerry


Tom e Jerry (1940) é a mais popular série de curta-metragens criada pela dupla de cartunistas William Hanna e Joseph Barbera para a Metro-Goldwyn-Mayer, empresa norte-americana de produção e distribuição de filmes e programas de TV. O gato Tom tenta, insistentemente, pegar o rato Jerry, que mora na mesma casa, mas nunca consegue. 

Irmão Urso


O filme de animação Irmão Urso, produzido pela Walt Disney e lançado em 2003, traz a história de três irmãos indígenas. Kenai, o caçula, mata um urso para vingar a morte de seu irmão Sitka, mas é amaldiçoado pelos Grandes Espíritos Ancestrais e acaba sendo transformado em urso. Ele começa a ver o mundo sob a ótica dos animais e faz amizade com um filhote de urso chamado Koda, mas se vê em apuros quando é perseguido pelo seu irmão do meio, Denahi. Quando Denahi está prestes a matá-lo, Koda o salva e assim Sitka, agora como espírito de sabedoria, transforma Kenai em ser humano. Os irmãos reforçam a ligação e Kenai entende que os ursos não são monstros e também amam, optando por se transformar novamente em urso para viver ao lado de Koda.

CatDog


A série animada CatDog do canal Nickelodeon, criada pelo produtor Peter Hannan em 1998, conta a história de dois irmãos siameses completamente opostos: um gato inteligente e mal-humorado e um cão tonto e alegre. Grudados em um corpo com duas cabeças e um par de patas cada, CatDog vive numa casa em formato de peixe e osso junto com Orelha Oddfellow, um rato azul e brincalhão, na cidade de Nearburg. CatDog sempre se mete em confusão com uma gangue de cães formada pelo chefe Blefe e seus comparsas Biluca e Chilique. Existe desenho animado mais antropomórfico que este?

CURIOSIDADES

O filme de animação Fantasmagorie, criado pelo diretor francês Émile Cohl em 1908, é considerado o primeiro desenho animado da história, cujo personagem principal é um boneco que passa por várias transformações juntamente com alguns objetos.

Existem muitos outros personagens de desenhos animados antropomórficos, como Snoopy, Zé Colméia e Catatau, Coragem, o Cão Covarde, Tartarugas Ninja e ThunderCats.

PARTICIPE

Qual é o seu personagem antropomórfico favorito dos desenhos e animações?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros