26 de outubro de 2015

Dicionário de gírias da internet pt. 2

Na época do MSN (de 1999 a 2013) e do Orkut (de 2004 a 2014) houve o surgimento de palavras e expressões como "miguxos" e "miguxas", além da criação de siglas com duas ou no máximo três letras (você = vc, por que ou porque = pq, também = tb, etc.). Em tempos de Whatsapp e Facebook, algumas dessas gírias continuam fazendo parte do internetês e uma nova forma de comunicação foi criada. Para dar sequência ao dicionário de gírias da internet (confira a primeira parte aqui), conheça outros memes que estão entre os mais usados do momento. Aproveite para deixar sua opinião sobre o internetês e compartilhe as gírias que você mais usa nos comentários abaixo.

De boas



Você é "de boas" ou prefere as tretas? A expressão ganhou popularidade nas redes sociais e caracteriza paz, tranquilidade e sossego. A página do Facebook "Deboísmo" foi criada por um casal do estado de Goiânia como uma instituição religiosa, com o preceito "de boas" para tornar o mundo um lugar melhor. Até mesmo o Ministério do Trabalho e Emprego compartilhou em sua página do Facebook uma imagem do bicho preguiça, considerado o mascote do Deboísmo. O meme "Aqui de boas esperando", com a imagem de um esqueleto, é muito usado nas redes sociais e pode ser entendido como "morrer esperando", literalmente. "De boas esperando você responder minha mensagem".

Atrasados do Enem



O desespero de alguns virou piada para outros. Os atrasados que perderam a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) viraram meme instantâneo e a hashtag #ShowdosAtrasados2015 alcançou o topo dos Trending Topics do Twitter. Os internautas chegaram a comparar os candidatos que atravessaram a grade (ou pelo menos tentaram), após o fechamento dos portões dos locais de prova, com a Lince Negra, personagem dos X-Man que atravessa paredes. "Na escola Xavier, o Enem é fichinha", escreveu um usuário do Twitter.


Selfie - É uma das gírias da internet mais populares do momento. Selfie vem da palavra "self", que significa "eu", "a própria pessoa", em inglês. É o ato de tirar fotos de si mesmo, sozinho ou em grupo. Um levantamento realizado pelo site de tecnologia Mashable, mostra que acidentes com selfies mataram mais do que ataques de tubarão em 2015.



Flopar - Vem do verbo em inglês "to flop", que significa "fracassar", "falhar". É uma gíria muito usada na internet para dizer que algo ou alguém não teve sucesso, é inútil ou desagradável. "Só sabe flopar". 

Aqueles/aquelas - São pronomes demonstrativos, mas na internet são gírias usadas no fim de frases irônicas ou palavras ditas sem pensar. "Vou comer tudo sozinho AQUELES".

Pacas - É uma gíria muito utilizada na internet que significa muito, bastante ou em excesso. Pode ser escrito "pakas" com "k". "Ri pacas".

Senhora



A cena da repórter da TV Anhanguera correndo atrás da servidora pública da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, que fugiu ao ser questionada se burlava o sistema de bater ponto, inspirou vários memes na internet. A expressão pode ser usada quando alguém fica sem resposta e acaba fugindo. "Senhora vamos começar a dieta amanhã?". "Senhora? Senhora?".


Me solta



O meme da mulher que segura o extraterrestre com frases bem humoradas é um dos mais populares do momento. "Me solta, miga" e "Meu Deus, me solta" tornaram-se virais na internet, tanto que já apareceram nas páginas do Ministério do Turismo e da presidenta Dilma Rousseff. Segundo o site Bouguereau Remastered, a origem do meme veio de um artista brasileiro conhecido como Mandrak, que fez uma montagem baseada no quadro "O Amor Desarmardo", do pintor francês William-Adolphe Bouguereau. A montagem que substitui o anjo da pintura original por um alienígena foi feita durante um concurso de Photoshop, em 2008, mas só agora repercutiu nas redes sociais. "Meu Deus, tem pudim na geladeira. Me solta".


Apenas observo



A expressão "Apenas observo" é usada quando alguém não quer se manifestar, questionar e contestar ou não tem interesse em algo ou alguém. A frase pode ser dita por quem está alheio a um assunto e prefere ficar só observando. É uma maneira de dizer "Estou de olho". "Falo nada, apenas observo".

Destruidora



No sentido literal, destruidor é alguém que destrói tudo que encontra pela frente. Entretanto, a gíria é usada no bom sentido. Quer dizer que a pessoa é incrível. "Ela é destruidora mesmo".

Apenas pare



A gíria "Apenas pare" é usada geralmente quando alguém está exagerando e ultrapassando os limites, servindo como um sinal de alerta. Afinal, quem avisa amigo é. É o mesmo caso de "Bitch, please", que significa algo como "Vad**, por favor", com o intuito de mostrar indignação. A frase "Miga, apenas pare" ficou popular na internet.

Sabe de nada, inocente



O bordão "Sabe de nada, inocente" dito em uma propaganda da OLX pelo Compadre Washington, vocalista da banda É o Tchan, viralizou na internet. Basta uma pessoa inocente ou ignorante comentar algo para alguém soltar o jargão, mostrando total desconfiança. O termo se originou da música de mesmo nome do grupo de pagode e acabou ganhando outras versões. "Ela tem cara de santa". "Sabe de nada, inocente".

Forninho



Pode ser o eletrodoméstico que você tem na cozinha, mas também é barra pesada. O vídeo da Giovanna e o forninho ficou popular no YouTube. A palavra passou a ser sinônimo de dificuldade, um peso ou fardo, geralmente usada quando alguém está em grandes apuros. A frase "Eita Giovanna, o forninho caiu!" tornou-se um bordão nacional. "Deus não lhe dá um forninho maior do que você pode carregar".

Não curti, achei ofensivo



Quando perguntada sobre lançar uma boneca inflável no mercado, a resposta da cantora Valesca Popozuda virou meme na internet: "Não curti, achei ofensivo". Depois foi incrementada a expressão "apaga", no final da frase. Pode ser usada quando você desaprova alguma coisa, uma imagem postada no Facebook, por exemplo. "Não curti, achei ofensivo, apaga".

Kibar - É uma gíria que surgiu na internet, cujo significado é copiar textos, imagens ou ideias alheias sem indicar a fonte. "Você kibou meu tuíte".


Fail



O termo "Fail" significa "falhar" em português, usado como sinônimo de gafe, vacilo e mico. A expressão virou moda nos Estados Unidos e se popularizou rapidamente no Brasil. É geralmente usada como hashtag. "Tropeçou e caiu de cara no chão. #Fail".

Partiu



"Partiu academia", "partiu facul", "partiu balada". A gíria é usada nas redes sociais para dizer que alguém vai a algum lugar ou vai fazer alguma coisa. É o mesmo que dizer: "Vamos agora". Essa expressão também é muito usada pelos locutores ao narrar uma partida de futebol: "Partiu para o ataque" ou "Partiu para a cobrança". A palavra geralmente aparece como hashtag. "#Partiu praia".

Floodar



O termo "flood" vem do inglês e significa "encher" ou "inundar". É usado para designar uma atitude irritante nas redes sociais, como mandar várias vezes a mesma mensagem, ou se referir a pessoas que postam conteúdo desinteressante em grande quantidade e frequência. É o mesmo que "encher o saco". Flooder é o nome dado à pessoa que pratica o ato. "Pare de ficar floodando minha timeline".

Stalkear



Stalkear é uma palavra derivada da palavra inglesa "stalker", que significa "perseguidor", no sentido de perseguir outra pessoa. O termo se espalhou rapidamente na internet. O hábito de acompanhar as atividades e comportamentos de outros usuários nas redes sociais é "stalkear". "Não consigo parar de stalkear".

Daora a vida



É uma expressão irônica bastante utilizada pelos jovens quando se deparam com uma situação ou algo muito louco, legal e divertido. Mas geralmente é usada como forma de ironia. "Hoje vou sozinho ao cinema. Daora a vida".


Swag



O termo em inglês "swag" tem a ver com estilo, aparência ou atitude irreverente. Usada principalmente pelos jovens e adeptos do Hip hop, a palavra é uma versão alternativa de "legal" ou "maneiro". "Ele é swag".

BRB - Abreviação da expressão em inglês "Be Right Back", que significa "Já volto" ou "Volto logo", muito usada em placas de estabelecimentos comerciais e em mensagens nas redes sociais. "Peraí, BRB".

AFK - Abreviação de "Away From Keyboard", ou simplesmente "Longe do teclado", em português. A gíria geralmente é usada em jogos online para dizer que o jogador está ausente no momento. "AFK. Não abandonei a partida".

Aham Cláudia, senta lá



A gíria é usada para concordar e ao mesmo tempo ignorar alguém. A expressão surgiu durante o programa "Clube da Criança", da extinta TV Manchete, quando uma menina, a Erica, tenta entregar um papel com o nome da colega Cláudia para a apresentadora Xuxa, que pedia para as crianças sentarem. Xuxa confundiu o nome da garota e soltou a frase: "
Aham Cláudia, senta lá". "Esta prova é sua?". "Aham Cláudia, senta lá".

FTW - É a sigla para a frase "For The Win", que quer dizer "Para a vitória". FTW é utilizado para indicar entusiasmo, geralmente no fim de frases. "Vamos ganhar o campeonato. FTW".

FYI - Sigla derivada da expressão "For your information", que quer dizer "Para seu conhecimento" ou "Para sua formação", em português. A sigla é muito usada em e-mails corporativos, de modo que o destinatário fique ciente do assunto. "FYI hoje eu não vou".

Esqueceu o canudo



Xuxa ganhou um novo meme com outro vídeo antigo. Na época do "Xou da Xuxa", na Rede Globo, a apresentadora aparece empurrando uma criança para baixo, que esqueceu de pegar um canudo para realizar a prova. "O canudo! Esqueceu o canudo!", virou bordão na internet.

BYOB



Acrônimo da expressão "Bring Your Own Bombs/Booze", que traduzido para o português é "Traga sua própria bebiba/bomba". A gíria é comum nos Estados Unidos, geralmente usada em convites para avisar aos convidados que levem suas próprias bebidas. "Você está convidado para a festa BYOB".

LMAO



Acrônimo da expressão "Laughing My Fucking Ass Off", que pode ser traduzido como "Borro-me tanto rir". A gíria norte-americana é usada quando alguém achou algo muito engraçado. "Ele é tão engraçado. LMAO".

ROX - Vem da expressão "You rock", que virou "Rocks" e abreviou-se "Rox", que quer dizer "legal", "demais" ou "fod*", em inglês. "Esse jogo é rox".

PPL - São as inicias de "pessoas", em inglês. "Oi ppl".

RIP



Sigla da expressão "Rest In Peace", que significa "Descanse em paz". É usada para desejar descanso eterno e paz quando algum famoso morre. Pode ser usada como hashtatg #RIP. "Obrigado por tudo! #RIP".

ASAP - Acrônimo de "As Soon As Possible", uma expressão em inglês que significa "Assim que possível", em português. O termo é utilizado em mensagens de texto, e-mails e convites para dizer que a pessoa deve responder o quanto antes.


ICQ - Acrônimo de "I seek you", que significa "Eu procuro você", usada em salas de bate-papo. A sigla ficou conhecida como um programa de mensagens instantâneas surgido em 1996.

Haters



É uma expressão derivada da palavra inglesa "hate", que significa "os que odeiam" ou "odiadores". É a pessoa que odeia algo ou alguém. O termo é bastante utilizado na internet para classificar quem pratica cyber bullying e ataca outros usuários com críticas e insultos, principalmente celebridades e figuras públicas. A expressão "Haters gonna hate" significa "Odiadores irão te odiar", usada para dizer a pessoa não se importa com o que os outros pensam.


Me beija



A expressão é autoexplicativa. Significa que você concorda com a pessoa a ponto de querer beijá-la. Pode ser abreviado por "Me bja". "Chega de papo. Me beija".


DIY - É a abreviação da frase em inglês "Do It Youserlf", que em português quer dizer "Faça você mesmo". Este termo é bastante popular entre blogueiras que dão dicas de customização, artesanato, receitas, etc. "Sorvete caseiro DIY".

Wannabe - Em inglês "wannabe" é uma "pessoa ambiciosa" ou "pessoa que deseja ter sucesso ou fama", sem obter êxito. "Esse cantor é wannabe".

Poser



É uma gíria da língua inglesa que se refere a uma pessoa que finge ser fã de algo ou alguém apenas para estar na moda e fazer parte de algum grupo, mas não sabe nada sobre aquilo. Geralmente os posers gostam ou fingem gostar de um artista, cantor ou banda só porque são famosos. "Ele é muito poser".


MNTR - Abreviação de "mentira". É usada para duvidar ou discordar de alguém. "Ganhei na mega-sena. MNTR".

IDK - A gíria vem do inglês, "I don't know", que significa "Eu não sei" ou "Eu não conheço". "Desculpe, mas IDK".

IMO - São as inicias da expressão em inglês, "In my Opinion", que quer dizer "Na minha opinião". "IMO, o importante é participar". 

Me gusta




Significa "Eu gosto", em espanhol. A gíria é usada para expressar aprovação, mas também pode ter sentido oposto quando empregado em situações desagradáveis. "Me gusta pizza".

ROFL



Acrônimo de "Rolling On the Floor Laughing", que em português significa "Rolando de tanto rir". É usada para dizer que alguém achou algo muito engraçado. "Ele escorregou e caiu. ROFL".

GTFO - É uma sigla para "Get the Fuck Out", que pode ser traduzido como "Cai fora", "sai fora" ou "vai embora", em português. "GTFO! Não quero ser perturbado".

GTG - São as inicias da expressão "Gotta go", que significa "Tenho que ir". O termo é usado para interromper uma conversa. "O papo está ótimo, mas GTG".

RBF



Acrônimo de "Resting Bitch Face", que significa algo como "Descansando cara de vad**". Geralmente é usada quando uma mulher aparece com expressão inexpressiva, podendo sinalizar raiva, tristeza ou desprezo. A gíria "Bitch Face", ou simplesmente "Cara de vad**" é bastante utilizada pelos norte-americanos quando uma pessoa faz cara de esnobe.

Vem, gente! - Um momento de desespero virou piada. O bordão surgiu de um vídeo que mostra o incêndio no cenário de gravação do Xuxa Park, quando a apresentadora se desespera e corre gritando: "Vem, gente! Vem, gente!". A frase pode ser usada quando você quer chamar seus amigos para sair, mostrar ou fazer algo com urgência. "Hoje tem festa. Vem, gente".

Todos chora




Este meme é utilizado em uma situação triste ou para expressar ironia. A frase ganhou outras variações como "Todos ri" e "Todos comemora". Nesse caso, o erro gramatical é proposital. "Status: Namorando". "Todos chora".


Menos a Luiza, que está no Canadá



A frase veio de uma propaganda onde o colunista social Gerardo Rabello reúne toda a sua família para falar sobre o lançamento de um prédio residencial. A justificava da ausência da filha, "Menos a Luiza, que está no Canadá", virou meme nas redes sociais. Serve para generalizar algo e acrescentar uma exceção. "Está todo mundo aqui, menos a Luiza, que está no Canadá".

Fica, vai ter bolo



Este meme faz referência à frase típica usada para convencer os convidados a ficarem por mais tempo, especialmente em festas de aniversário. A frase pode ser usada em várias situações, por exemplo, quando se deseja que alguém continue a conversa. "Não vai embora. Fica, vai ter bolo".

Significa



O bordão foi criado pelo apresentador Ronnie Von, em seu programa Todo Seu, da TV Gazeta, que respondia à pergunta de um telespectador sobre sua preferência sexual. A resposta rápida do apresentador "Significa" tornou-se viral na internet, podendo ser usada em qualquer situação. "Estou falido. Significa que sou pobre?". "Significa".


The zoeira never ends



Significa "A zoeira nunca termina", em inglês. Quer dizer que a zoeira não tem limites, expressão muito utilizada pelos jovens na internet. 
"Tudo na vida tem limite menos a zoeira, porque a the zoeira never ends".

Bons drink



A origem do meme é de um vídeo em que Luisa Marilac aparece na piscina de sua casa, na Espanha, tomando seus "bons drink". A frase "E ainda teve boatos de que eu estava na pior. Se isso é estar na pior, pohan", virou bordão e se espalhou pela internet. "Vou pro bar tomar bons drink".

Eu sou rica!



O bordão surgiu através da vilã Norma Gusmão, vivida pela atriz Carolina Ferraz, na novela "Beleza Pura" da Rede Globo. Ao ser ameaçada de ir presa, Norma grita: "Eu sou rica!". A frase virou meme na internet e os internautas se encarregaram de acrescentar a letra "y" para dar um toque de ironia. "Só vou de camarote porque eu sou rica".

Forever alone



Significa "Para sempre sozinho", em inglês. O meme é muito utilizado nas redes sociais e expressa solidão e desilusão. "Fiquei Forever alone".

YAY



É uma expressão em inglês usada para expressar alegria, entusiamo ou aprovação. Yay é um grito de vitória. "Yay, ganhamos"

YAS



É uma gíria em inglês usada para expressar satisfação ou felicidade. "Yas" é um termo mais forte para a palavra "yes". "Yas. Tirei nota 10 na prova".


Novinha



É uma gíria que se refere a uma garota jovem. 
Os internautas costumam escrever "9vinha" para poupar caracteres. O refrão "Que isso novinha, que isso" de uma música funk, virou meme e ganhou várias versões nas redes sociais.

Para nossa alegria



O vídeo de Jefferson, Mara e Suelen cantando a música gospel "Galhos Secos", da banda Catedral, tornou-se popular na internet e deu origem ao meme "Para nossa alegria". O rapaz se empolgou no refrão, a irmã caiu na risada e a mãe levantou-se indignada. "Sexta-feira chegou para nossa alegria".


Rulez - A gíria vem do verbo em inglês "Rules" que virou "Rulez" e abreviou-se para "Rulz", no sentido de "governar", "exercer controle". A gíria é usada para dizer que alguém manda, domina, faz as regras. "Brasil rulez".

Roots - A expressão vem da palavra inglesa "root", que significa "raiz", geralmente relacionada com o raggae ("Reggae roots" é subgênero do estilo musical, que seria um reggae raiz, original). É utilizada para se referir à origem, fonte ou base das coisas. "Família roots".

É Friboi?



O meme surgiu no comercial da marca Friboi, estrelado pelo ator Tony Ramos. O bordão "É Friboi?" ressalta a preferência pela marca de carne. Na internet, a frase apresenta duplo sentido quando se fala de qualidade. "Beleza, mas e a carne? É friboi?".

Relax



Significa "relaxe", em inglês. A palavra pode ser abreviada como "rlx". É usada nas redes sociais para pedir calma e tranquilidade. A expressão "Just relax", traduzida como "Apenas relaxe", é muito utilizada pelos norte-americanos. "Relax aí camarada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros