15 de julho de 2012

Entrevista com o fotógrafo Erico Graeff



Nas redes sociais, podemos encontrar um acervo de imagens de fotógrafos talentosos com uma galeria muito bem elaborada. Algumas delas são clicadas por profissionais com equipamentos modernos, e outras, registradas por fotógrafos amadores que portam uma câmera fotográfica simples. Muitas dessas publicações fotográficas constantemente induzem leigos no assunto a se qualificar, tendo como princípio a possibilidade de uma futura aplicação cujo gasto é tratado como "investimento". Mas nem todos conseguem garantir o seu espaço neste ramo. Os fotógrafos que sobrevivem ganhando bem são aqueles com um trabalho diferenciado e que sabem vender o seu serviço.

Acompanhe na íntegra, a entrevista com o fotógrafo Erico Graeff falando sobre o tema, a fim de esclarecer dúvidas pertinentes.

1 - A fotografia é um dos hobbies mais populares em todo o mundo. É tratada como uma profissão na qual o objetivo é ganhar dinheiro, comprar equipamentos mais caros e expor suas fotografias em galerias. Qual o significado da fotografia na sua vida?

Muita gente vive repetindo que precisa ganhar na loteria, acho que ganhamos na loteria quando descobrimos o que gostamos de fazer. Uma das minhas maiores metas é ganhar muito dinheiro, e foi dentro da fotografia que eu vi que isso poderia se tornar realidade de uma forma prazerosa. Uni o que eu gosto de fazer com as metas pessoais, inclusive a de ganhar muito dinheiro. Então, no contexto da pergunta, a fotografia na minha vida significa realização pessoal e profissional! 
  
2 - A fotografia é uma poderosa forma de comunicação visual e pode ser uma atividade de expressão e satisfação pessoal. O que você costuma transmitir nas suas fotografias?

A cada fotografia que faço busco transmitir o sentimento do momento para que, quem estiver olhando, possa relembrar o que estava sentindo, seja alegria, emoção, angustia, enfim, que as pessoas saibam, apenas olhando uma foto, exatamente o que aconteceu naquela hora. Por isso sou fotógrafo de eventos sociais. 

3 - São poucas as coisas que realmente importam na hora de fotografar. Cite dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença.

Na verdade, a hora de fotografar envolve muita coisa, o estado de espírito do fotógrafo e do fotografado, técnica, enquadramento, posicionamento, sentimentos, enfim. Mas o que considero mais importante é conhecer a luz, ela é a peça chave na fotografia, então a primeira dica é sempre estudar e tentar entender a luz. A segunda dica é sempre fotografar com o coração. Eu fotografo para ganhar dinheiro, mas quando estou com a máquina em punho, fotografando, esqueço tudo a minha volta, me coloco no lugar do cliente, no que ele está sentindo, imaginando, e assim vou criando o meu olhar, transmitindo a minha alegria. A fotografia é o reflexo do fotógrafo, então precisamos estar calmos, felizes e fotografando sempre com o coração. 

4 - Todo mundo tem aquela dúvida na hora de qual câmera comprar, qual é a melhor lente, etc. Qual dica você daria para essas pessoas que têm essa dúvida?

Antes de pensar no equipamento devemos decidir quanto podemos investir e o que vamos fotografar. Câmera, lentes e flashes variam de área para área, não podemos esperar por um super equipamento para botar nossa criatividade em prática, o melhor equipamento é o seu! 

5 - Para ser um bom profissional da área é preciso estudar muito, dominar técnicas, ter um bom equipamento e talento. O que você apontaria como essencial para buscar bons resultados?

Estudar muito, assistir bastante filmes, pesquisar fotos de outros fotógrafos, olhar pinturas, enfim, estar sempre buscando inspiração. 

6 - Muitas pessoas de fato compram a ideia de se tornar profissionais. Por que é tão difícil aceitar a condição de fotógrafo amador?
 
Acho que cada pessoa faz sua escolha, se você quer ser amador, vai ser amador, se quer ser profissional, vai ser profissional. Eu não acredito no "nascer com o dom", eu acredito em quem estuda, se dedica e corre atrás dos seus sonhos!
Erico Graeff Fotografia | contato@ericograeff.com.br  | www.ericograeff.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros