25 de julho de 2015

A metáfora da louça suja na pia

Para você que estuda na noite anterior à prova, atrasa o pagamento de uma conta (não por falta de dinheiro, mas por pura preguiça), chega em cima da hora marcada, dispensa compromissos, adia projetos que insistem em não sair do papel. Este texto é ideal pra quem tem a mania de deixar tudo para depois. Os afazeres pessoais que deixam de ser feitos vão se somando, pouco a pouco, e quando percebe, já tem uma montanha de ações mal feitas e mal acabadas, quase impossível de realizá-las em tempo hábil. O mesmo acontece com a pia cheia de louça suja pra lavar, seja por descaso ou desleixo, a pilha de utensílios usados se acumula e acaba se multiplicando, tomando uma proporção maior que imagina. Pia cheia de louça para lavar é sinal de enrolação, até que se crie coragem suficiente para arregaçar as mangas. O importante é começar e, ainda mais, terminar.


Assim é a vida. Muitos começam, mas poucos terminam. Gerando um ciclo infinito de planos intermináveis que parecem nunca se concretizar. Não fique parado esperando a lista de tarefas crescer tanto para só depois tomar uma atitude. A pia cheia de louça suja geralmente é colocada em segundo plano e quase sempre postergada, devido à quantidade infinda de atividades não obrigatórias sendo executadas todos os dias. Para muitas pessoas, deixar de lado seus afazeres e cuidar da vida alheia é bem mais interessante que lavar a louça. Pegue todo esse tempo desperdiçado e vai lavar a louça! Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas que temos para fazer, dos pratos menores aos maiores, das tarefas mais fáceis às mais difíceis, não perderíamos tanto tempo com bobagens. Já dizia o filósofo inglês Francis Bacon: "Escolher o seu tempo é ganhar tempo". Por um mundo com mais planos virando realidade e mais louças limpas. 

Nada acontece sem movimento. A cultura do "atraso", seguindo o típico pensamento de deixar para amanhã o que pode ser feito hoje, não tem vez para as pessoas que fazem acontecer. Por que cruzar os braços e esperar que as coisas se materializem na sua frente não é uma boa opção. Quantas coisas podemos fazer quando priorizamos o que realmente importa. Quando nossos esforços não são suficientes para atender todas as atividades, quando 24 horas por dia parecem não ser suficientes para fazer o que queremos e acabar o que começamos, estabeleça prioridades e concentre-se em seus objetivos. As coisas mais importantes da vida são as coisas que te movem e que te deixam completamente apaixonado. A louça suja na pia é só para demonstrar que sempre temos muito o que fazer e que não podemos perder nosso tempo com o que não tem importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros