25 de outubro de 2015

Dicionário de gírias da internet pt. 1

Com a chegada da internet novas palavras, frases e expressões foram surgindo e se proliferaram rapidamente entre os internautas. Este novo estilo de escrita nos leva à integrar e interagir no mundo virtual. O internetês é basicamente a simplificação informal da escrita, fazendo uso de abreviações, ícones e emoticons que poupam caracteres com o intuito de facilitar e agilizar a comunicação. Mas se engana quem pensa que a internet faz o adolescente ler menos. O texto escrito é uma forma de comunicação interpessoal e a leitura ganhou novos formatos, exemplo disso são os livros digitais (e-books).

Algumas pessoas afirmam que a escrita usada na internet demonstra a criatividade dos usuários, enquanto outras acreditam que afronta a norma gramatical. O fato é que a internet começou a reinventar nosso vocabulário. Pensando nisso, montamos um dicionário de gírias da internet. Confira abaixo a primeira parte da lista.

AFF - Usada para demonstrar descontentamento ou indignação. A sonoridade da palavra lembra um suspiro por falta de paciência. "Aff, não teve graça nenhuma".

ADD - Vem de "Add" em inglês, que significa adicionar. "Vou add você".

OMG É a abreviação de "Oh my God" em inglês, traduzindo para o português é o popular "Oh meu Deus", expressão usada para enfatizar o quão surpreso, irritado e chocado você está. "OMG, eu não acredito". 


SDV e Troco likes - Estas expressões aparecem com frequência no Twitter e no Instagram, principalmente nas páginas de famosos que têm um maior alcance de público. São usadas por usuários que pedem seguidores (o popular "Follow Back") e trocam curtidas. SDV é uma tática apelativa para conseguir mais seguidores e o "Troco likes" é usado para ganhar curtidas nas redes sociais. "Segue que eu SDV. Troco likes!".

WTF - Acrônimo de "Que por** é essa?" derivado da pergunta "What the fuck?", em inglês. É uma expressão que denota surpresa, espanto e descrença. "WTF? O que é isso?".

Só que não


A gíria "Só que não" é muito utilizada nas redes sociais para ironizar algo ou alguém. SQN é a abreviação de "Só que não", usada pelos usuários geralmente acompanhada de hashtag para dar sentido contrário a um pensamento. "Você é muito inteligente. Só que não".

FF - Abreviação de "Follow Friday", tag popular no Twitter que significa "Sexta para seguir". É usada para recomendar perfis legais para os seus seguidores. "Meu #FF de hoje vai para...".

TBT - Abreviação de "Throwback Thursday", que em português seria algo como "Retrocesso de quinta-feira". A tag é usada nas redes sociais somente às quintas-feiras para as pessoas compartilharem suas fotos do passado. "#TBT de quando eu era criança".

MIGO ou AMG - Quer dizer "amigo" ou "amiga". Pode ser aplicado de diversas formas. Existem outras variações, como "migs" ou "amigs". "Migo, para que tá feio". 

BFF


Vem da expressão inglesa "Best Friends Forever", que em português significa "Melhores amigos para sempre". É uma frase que descreve uma estreita amizade, geralmente usada por mulheres. O termo não transmite exclusividade. As pessoas podem ter mais de um BFF. "Quer ser minha BFF?".

VDD - Abreviação de "verdade". Existem outras variações dessa palavra, como "vddr", que quer dizer "verdade verdadeira". "É vdd, eu também acho".

Fake - Significa "falso", em inglês. O termo é usado quando alguém cria um perfil falso na internet ou como insulto. "Esse perfil é fake".

TXS ou TKS - É a abreviatura de "Thanks", que significa "obrigado". "Tks pelo convite".

WOW


É o mesmo que o termo "Uau" no português, muito usado para demonstrar surpresa, alegria, animação, admiração e espanto. "Wow, isso é demais".


MDS e PLMDDS - São as iniciais de "Meu Deus" e "Pelo amor de Deus", usadas para pedir um favor a alguém ou para manifestar sua indignação. "Mds, que susto eu levei". "Me ajuda plmds".

VSF - É a abreviação da gíria "Vai se fud**", geralmente usada em uma discussão ou briga. "Não acredito que você fez isso comigo. VSF".

STFU - Vem da expressão "Shut the fuck up", que significa algo como "Cale sua maldita boca". Usada para expressar raiva e pedir silêncio. "STFU. Pense antes de falar".

LOL



É uma gíria em inglês que vem da abreviação das expressões "Laughing out loud" ou "Lots of laughs", para dizer que está rindo muito, rindo em voz alta, gargalhando. Pode substituir os "kkk", "rsrs", "haha" e tantas outras risadas na internet. "Essa foi boa! LOL".

MSG - Ajuda a economizar caracteres ao escrever "mensagem". "Ninguém me manda msg".

CMG - É a abreviação de "comigo". "Ela está diferente cmg".

RLRT - Representa a palavra "overhear" ("ouvir dizer" ou "ouvir por cima", em inglês) ou "Real-Life Retweet", que quer dizer "Tuitar algo que você ouviu". É usada para fazer referência a algo que algum usuário tenha ouvido falar. "RLRT ela está feliz".

OLAR


A palavra é simples e óbvia, quer dizer "oi" ou "olá". Puxar a letra "r" após vogal é uma característica típica do sotaque do interior. A popularidade do termo se deu graças ao print da conversa de um casal no Facebook cheio de erros gramaticais. "Olar meus amigos".

GLR – É a abreviação de "galera". Existem outras variações da palavra, como "galeri" e "galere". "Se liga glr".

CTZ - Significa "certeza" ou "com certeza". Outras abreviações também são bastante conhecidas, como "cttz" e "ctza". São normalmente usadas para fazer uma afirmação ou ironia. "Com ctz, eu já sabia".

XATIADO


É um neologismo da palavra "chateado", que significa aborrecido ou entediado. Aparece com frequência em hashtags. "Não gostei disso. #Xatiado". 

OBRI ou OBG - É a redução da palavra "obrigado". "Obg pelo elogio".

GRATZ - Vem da palavra "Congratulations" em inglês, usada para se dar parabéns a alguém. "Gratz, você conseguiu".

XOXO - É uma gíria em inglês que significa "Beijos e abraços". Muito usada no fim da conversa no bate-papo, mensagem ou publicação. "Até a próxima. Xoxo".

BJS


Abreviação de "beijos", geralmente usada no final das mensagens enviadas por e-mail ou rede social. Existem outras variações, como "bjo", "bjk", "bju" e "bjx". "Vou sair, bjs". 

BRINKS - No vocabulário digital significa "brincadeira". Serve para mostrar que a frase não deve ser levada a sério. "Estou de brinks".

BTW - São as iniciais da frase em inglês, "By The Way", que significa "A propósito", "Por falar nisso" ou "Aliás". É utilizado para introduzir um assunto durante uma conversa. "BTW, quem te perguntou?".

BBQ ou BBK - É a redução do termo "babaca", utilizado como insulto para chamar alguém de tolo, bobo ou idiota. "Sempre tem um bbk". 

VÉI


Abreviação para "velho". Faz referência a alguém que está na conversa. A expressão "Véi, na boa" ganhou vários memes na internet. "Véi, na boa. Me deixa dormir".

FIKDIK - Quer dizer "Fica a dica". A expressão é usada para mostrar que é um conselho. Pode aparecer em hashtags. "Quem avisa, amigo é. #Fikdik".

NSFW - Abreviação do termo inglês "Not Safe For Work", que significa "Não seguro para o trabalho". Usado para indicar o conteúdo da internet inadequado para o local de trabalho quando alguém manda uma mensagem. "Tirem as crianças da sala. NSFW". 

VLW e FLW


Significa "valeu" e "falou". Estas expressões são usadas para encerrar a conversa ou esnobar uma pessoaA letra "u" é substituída pelo fonema "w". Flw pode aparecer no plural, no caso "flws". "Vlw pela presença de todos". "Flw até amanhã".

BLZ - São as iniciais da expressão "beleza", criada nos anos 60, que significa tudo bem, tudo certo. "Blz. Não tem nenhum problema".

FMZ - Abreviação de "firmeza". "E aí galera, tudo fmz?".

MSM - Significa "mesmo". "Eu nem queria msm".

SDDS


É uma abreviação da palavra "saudades" que economiza caracteres. Pode ser usada em várias ocasiões. "Sdds de você". 

YOLO - É a abreviação de "You Only Live Once", que em português significa "Você só vive uma vez". Inspira a ideia de aproveitar a vida ao máximo. "YOLO. Vamos curtir a vida".

Falsiane


Onde vivem? Como se reproduzem? Do que se alimentam? Falsiane é uma das gírias mais populares da internet atualmente, usada para se referir a uma mulher falsa e traidora. Pode ser falado em tom de brincadeira (ou não). Existem também outras variações, como a "escrotiane", expressão utilizada para chamar alguém de "escrota" (no português chulo, significa uma pessoa de baixo valor e infame, que só prejudica os outros). "Lá vem a falsiane com a sua amiga escrotiane".

Crush


Não estamos falando daquele refrigerante antigo com sabor de laranja. Crush é uma gíria em inglês que significa "paixão súbita". Numa tradução próxima seria ter uma "quedinha" ou "paixonite" por alguém. Ou seja, "minha crush" quer dizer "minha paixão", no português. É um modo de chamar a pessoa que você está a fim. "Ela é minha crush".

Sofrência


A palavra é uma mistura de sofrimento com carência que aparece com frequência nas letras das músicas sertanejas mais tristes e românticas. A sofrência virou um estilo musical da dor de cotovelo, aquele estado de espírito de quando se perde a pessoa amada, quando se vive um amor não correspondido e se está diante de uma decepção amorosa, por exemplo. O termo ganhou popularidade após o lançamento da música "Por que homem não chora", do cantor Pablo, conhecido como o "Rei da sofrência". "Me tire dessa sofrência".

Nudes 


O termo "nudes" é uma analogia da palavra "nude", que em português significa "nu", "despido". A expressão "manda nudes" ficou popular em redes sociais como Snapchat e Whatsapp. O pedido de fotos íntimas se tornou viral na internet e ganhou vários memes. Contudo o assunto é sério e causa preocupação entre pais, professores e autoridades. "Gata, manda nudes".

Recalque


O termo recalque é bastante usado para se referir a uma pessoa recalcada e invejosa, chamada de "inimiga" pelas mulheres. A palavra foi citada em várias músicas, mas ganhou destaque no refrão "Keep Calm e deixa de recalque" da música "Beijinho no Ombro", de Valesca Popozuda. "Beijo pro seu recalque".

Shippo


A expressão "Eu shippo" quer dizer você concorda ou aprova um casal, ou seja, você "shippa" eles. Os americanos abreviam a palavra "relationship" (relacionamento, em português) simplesmente para "ship" (casal). O "shipper" seria aquela pessoa que torce pelo casal. "Eu shippo muito aquele casal".

Hoax


Hoax é um termo que vem do inglês, que significa "farsa". São os boatos, lendas ou golpes espalhados na internet via e-mail ou redes sociais, que chegam a um número elevado de pessoas. Os tipos de hoax mais comuns são as correntes e mensagens de crianças, adultos e animais desaparecidos, acidentados ou portadores de doenças graves, que pedem doações e prometem prêmios falsos. Quem espalha essas informações enganosas são chamados de hoaxes. "É hoax. Não acredite em tudo que você lê".

Spoiler



Numa tradução livre, a palavra inglesa "spoiler" significa espoliador, seria algo como estraga-prazeres, aquele que conta o final de um filme, livro ou série, sem que a pessoa tenha visto o conteúdo ou pedido alguma informação. O "spoiler alert" é uma expressão inglesa muito utilizada na internet para alertar que um site, portal ou fórum está revelando informações importantes. "Fãs ficam irritados com spoilers".

Fandom e outros termos comuns entre fãs




Fandom é uma palavra de origem inglesa formada pela abreviação de "Fan Kingdom" ("domínio dos fãs", numa tradução literal), que se refere ao conjunto de fãs de algum assunto em comum, como séries, filmes, desenhos, bandas, artistas, etc. Exemplos disso são os Lovatics (fãs da Demi Lovato), Walkers (fãs de The Walking Dead) e os Otakus (fãs de animes e cultura oriental). Os membros costumam passar horas discutindo sobre o tema relacionado com aquilo que são fãs em fóruns, comunidades e grupos abertos ou privados. Eles fazem campanhas, sobem hashtags no Twitter e promovem encontros com seus ídolos. 


Os fanfics ou fanfictions são as histórias de ficção escritas e divulgadas por fãs, em formato de vídeo (fan films) ou também fanarts (obra de arte) na internet. Fanzines são as revistas editadas pelos fãs. Scanlation é o escaneamento, tradução, edição e distribuição de histórias em quadrinhos de língua estrangeira para outros línguas. Funsub é o grupo de fãs que colocam legendas nas produções (sem autorização). "Todo famoso tem um fandom".

Trollar



Trollar é uma gíria da internet que virou um verbo conjugável. Exercício de substituição (diga rápido, sem errar a palavra): "Barra de trollagem, escada trollante, deitar e trollar. E aí, trolla ou não trolla?". A expressão "trollar" significa zoar, aprontar, sacanear, tirar um sarro de alguém. Também é sinônimo de brincadeira e palhaçada. Troll é a pessoa que faz o ato de trollar. Mas se engana quem pena que isso só acontece no mundo virtual. "Vou trollar meus amigos".

Sambar



Sambar deixou de ser apenas uma dança típica do carnaval brasileiro. É uma gíria comum na internet geralmente usada por mulheres, que quer dizer "sair por cima" ou "se sobressair". Seria o mesmo que pisar, humilhar e desmoralizar alguém. As frases "Sambando na cara da sociedade", "Sambando na cara das inimigas" e "Sambando na cara das recalcadas" são populares nas redes sociais
. "Sambei na sua cara".

Lacrar



Lacrar é uma maneira de dizer que a pessoa fez algo incrível, obteve sucesso e está se dando bem em algo. Lacrante é a pessoa que "lacra", ou seja, aquela que se sobressai em alguma situação. São expressões mais usadas pelas mulheres. "Ela lacrou".

Melhore



Esta expressão é autoexplicativa, quer dizer que algo está ruim. Então "melhore", simples assim. A palavra é muito repetida pelos "haters" (ou "odiadores"), usando um tom de desdém e deboche. "Ficou mal feito. Melhore".

Seje menas



É uma variação (com erros gramaticais propositais) de "seja menos", expressão usada para ironizar a capacidade intelectual de alguém ou desdenhar alguma coisa que essa pessoa disse. É o mesmo que "bem menos", mandar alguém parar de ser achar ou ser nervoso, por exemplo. "Miga, seje menas".

Morta



A gíria é muito utilizada nas redes sociais, principalmente pelas mulheres, para dizer que está surpresa, perplexa ou espantada diante de alguma situação. Essa expressão tem o mesmo sentido de "morri". Após a cantora Lana Del Rey afirmar em uma entrevista que queria estar morta, a declaração virou meme instantâneo. Os internautas também passaram a usar a expressão "Morta feat enterrada", que tem o mesmo significado. "Estou morta com essa foto".

Ninguém sai



As expressões "Juliana está desmaiada", "Ei coisinha, vá devagar, viu?" e "Meu óculos, ninguém sai" viralizaram na internet e ganharam vários memes. O locutor Gil Prada começou a fazer dublagens amadoras na brincadeira e os trechos acabaram virando verdadeiros bordões entre os internautas, sendo usados até por famosos. A origem da expressão vem de um vídeo de um grupo passeando de lancha. De repente vem uma onda que derruba todos no chão e um dos tripulantes perde os óculos. "Ninguém sai do grupo".

Goals



Goals é uma palavra em inglês que significa "objetivos" ou "metas". A expressão é utilizada para descrever algo que você almeja, o objetivo para o qual um esforço é dirigido. Geralmente aparece como hashtag. "Amanhã entro na academia. #Goals".

Choque de monstro



A expressão "Choque de monstro" é utilizada numa briga para afirmar que um indivíduo está pronto para acabar com a raça de outro. Significa um confronto entre grandes rivais. "Estou pronto para a luta. Vai ser choque de mostro".

Taca-le pau



É uma expressão que serve como incentivo em qualquer situação. É o mesmo que "manda bala", "vai fundo", "manda vê". Desde que Marcos Véio desceu o morro da Vó Salvelina, o bordão "taca-le pau" virou sucesso na internet. "Taca-le pau nesse carrinho Marcos".

Tiro, porrada e bomba



A expressão ficou conhecida através da empregada Zezé, interpretada pela atriz Cacau Protásio, na novela "Avenida Brasil" da Rede Globo, mas ganhou destaque na música "Beijinho no Ombro", de Valesca Popozuda. É usada quando a pessoa não mede esforços para brigar com alguém. "Bateu de frente é só tiro, porrada e bomba".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros