27 de outubro de 2015

Halloween, gato preto e crendices populares


Sexta-feira 13 é conhecido mundialmente como o dia do azar (pior que sexta-feira 13 só segunda-feira 13 mesmo). Diz a crença popular que não devemos passar debaixo de escadas, quebrar um espalho ou cruzar com um gato preto, pois é sinal de má sorte. Mas será que isso tem algum fundamento científico? Para a maioria das pessoas tudo isso não passa de uma grande bobagem. Mas acreditem, tem gente que ainda acha que gato preto dá azar. Simplesmente por causa da cor do seu pêlo, eles são os mais abandonados, os menos adotados e os mais abatidos. Se você tem um gato preto, tome cuidado! 

Por esse motivo, ONGs e entidades protetoras de animais alertam para violência com gatos pretos, pois eles são perseguidos, maltratados e sacrificados em rituais de magia negra, principalmente em datas como Semana Santa, Halloween e Sexta-feira 13, quando ocorre o aumento da procura de animais pretos. Desta forma, a Associação de Proteção Animal Kootenai, nos Estados Unidos, a União Internacional Protetora dos Animais (Uipa) e o Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo (CCZ-SP), adotaram uma medida preventiva: proibiram a adoção de gatos pretos nessas datas. A exceção é apenas para pessoas conhecidas ou confiáveis.

Nos desenhos animados e nos filmes, os bichanos de pelagem escura aparecem com frequência em cenas sombrias, de terror ou suspense e geralmente são relacionados às bruxas. Essa superstição teve origem na Idade Média, quando se acreditava que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais. Na Europa Medieval do século XIV, o surto da Peste Negra foi impulsionado pela "chacina" de gatos, sendo perseguidos e queimados vivos com suas donas. A partir de então, houve o crescimento da população de ratos e a doença (transmitida por pulgas) se espalhou rapidamente por toda a Europa, causando a morte de cerca de um terço da população europeia.   

A verdade é que os gatos pretos são calmos, dóceis e companheiros. De azarados eles não têm nada. Pelo contrário, espantam o azar. De fato, o que dá azar é a sua ignorância. Adote um gato preto, cuide e veja a sorte que ele vai lhe trazer.

HALLOWEEN


O Halloween ou Dia das Bruxas é uma festa tradicional e cultural comemorada em todo o mundo no dia 31 de outubro. O Halloween surgiu através de um antigo festival celta chamado de Samhain, que marca o fim do verão e o início do ano novo. Acreditava-se que nesta data, as almas dos mortos retornavam às suas casas para visitar seus familiares em busca de alimento e do calor da lareira. 

Os celtas associavam o inverno com a morte, por se tratar de um período incerto e assustar. Eles acendiam fogueiras, usavam trajes e máscaras para que os fantasmas se confundissem com espíritos companheiros e colocavam pratos de comida do lado de fora para acalmá-los e afastá-los de suas casas.

Nos dias de hoje, crianças e jovens de todas as idades saem às ruas fantasiados de vampiros, múmias, bruxas e esqueletos pedindo "Doces ou travessuras" ("Trick-or-treat", no original). A expressão surgiu na Idade Média, durante a prática de "Souling", em que pessoas pobres vestiam-se com trajes e batiam de porta em porta pedindo comida. 

DIA DO GATO PRETO



No dia 27 de outubro é comemorado o Black Cat Day (Dia do Gato Preto, em português), a poucos dias do Halloween. A data foi criada pela ONG Cats Protection do Reino Unido, que publicou um vídeo em sua página do Facebook para dissipar alguns equívocos sobre o gato preto. "As pessoas pensam que os gatos pretos ficam mal nas selfies, que eles são chatos ou dão má sorte. Tudo mito!", falam. "Mas os gatos pretos levam 13% de tempo a mais para serem adotados", afirmam. Assista ao vídeo aqui.

IMPORTANTE

Se você sabe ou presenciou algum caso de maus tratos ou crueldade contra animais, dirija-se à Delegacia de Polícia mais próxima para fazer um Boletim de Ocorrência (BO) ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, diretamente no Ministério Público. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, que prevê detenção de três meses a um ano e multa. Faça sua parte, denuncie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros