7 de maio de 2016

Os projetos criativos do publicitário Caio Andrade

Você já recebeu o tema de uma redação e não soube por onde começar a escrever? Nunca sai da rotina e sempre vai para os mesmos lugares? Isso pode ser um indício de falta de criatividade. Afinal, o extraordinário habita as coisas mais banais. No entanto, não existe uma fórmula mágica para ser criativo e você não precisa de recursos mirabolantes para tirar um projeto do papel. As ideias simples têm poder. É o que afirma o estrategista criativo Caio Andrade, 28, publicitário com seis anos de atuação. 


Natural de Itabuna (BA), Caio reside hoje em São Paulo e envolve-se na pesquisa da internet e as relações interpessoais, sendo responsável pela criação de sites que foram premiados no concurso de jovens talentos YGA (Young Guns Awards) e de projetos criativos com destaque na mídia nacional e internacional. No exterior, seus projetos já apareceram nas revistas Time (publicação de notícias semanais), Fast Company (de tecnologia e informação), Huffington Post (agregador de notícias, blogs e conteúdo original), além de jornais como o Correio 24 Horas e revistas como a Trip, no Brasil. 

Confira a entrevista que fizemos com o Caio:

1) Quem é o Caio?

Putz, pergunta difícil heim? Gosto de fazer e lutar pelo o que acredito, acho que a única coisa que nos impede de fazer o que queremos são nós mesmos, depois que entendi isso tudo ficou mais fácil. As pessoas são o centro de tudo, o contato humano deve ser premissa para qualquer coisa que a gente faça, seja construir um prédio, fazer uma campanha publicitária ou criar o próprio blog ;).

2) Quais são seus principais projetos e ideias? 

Entre os principais trabalhos estão o adesivo "Not On App Store", "Skip Ad", "Social Planes", "Praia de Paulista" e o mais recente "30dias30projetos". Mais importante do que os projetos, foram as pessoas que tive a chance de conhecer através deles, pessoas incríveis que me ajudaram a desenvolver projetos de intervenção urbana.

3) Qual é a finalidade desses projetos?

Eu acredito em experimentar, aprender fazendo. Os projetos que tive os maiores aprendizados não tinham um objetivo direto, apenas a curiosidade e a vontade de fazer.

4) Em quais países você já morou? Colocou em prática algum projeto no exterior?

Vivi sem dinheiro no Havaí, onde conheci um amigo para a vida na praia. Fiz o mesmo na África do Sul, perdi 16 quilos. Quase congelei na Suécia, onde fiz uma especialização de dois anos em uma das escolas mais inovadoras do mundo, a Hyper Island. Acredito que todos os projetos são globais, afinal as pessoas estão em todos os lugares, mas se fosse para escolher um deles com certeza foi "Furniture Fellowship". A brincadeira era ajudar as pessoas a montar os móveis comprados na Ikea (companhia sueca de móveis domésticos) em troca de fazer um novo amigo.

5) O que você viu de mais curioso, surpreendente e engraçado nas suas viagens ao redor do mundo?

As pessoas! Sempre. Entender como elas se relacionam, conviver com hábitos diferentes e tentar entende-los é sem dúvida o maior desafio em qualquer lugar do mundo. Tudo que envolva o comportamento humano e a relação entre pessoas vai me chamar a a atenção.

6) O que você pensa sobre a notícia de que a internet ilimitada vai acabar no Brasil? Se isso de fato acontecer, pode prejudicar seu trabalho ou o desenvolvimento de seus projetos?

Isso já caiu certo? Mas independente disso acredito que a tecnologia é apenas uma ferramenta, usamos ela para passar a mensagem que desejamos e acreditamos, se essa ferramenta deixar de existir por qualquer motivo nós passamos a usar outra, o que não podemos fazer é deixar de criar mensagens. Sinceramente, se elas vão ser feitas por Snap, Facebook, pombo correio, megafone, pouco importa, o que vale é a mensagem que queremos passar.



7) Você defende o poder das ideias simples. Afinal, o que isso quer dizer?

Quer dizer que com dez reais e um dia você pode fazer qualquer ideia que quiser, mesmo, qualquer uma. Às vezes nos perdemos nas ferramentas e confundindo como parte da ideia quando na verdade elas são apenas o veículo. Tira tudo da frente, pega uma nota de dez reais e um dia, todas as ferramentas que você precisa para fazer a sua ideia já estão à sua volta, e o melhor, de graça.

8) De onde vem a sua criatividade?

Acredito que criatividade não está na cabeça de ninguém, está no mundo a nossa volta, e você só precisa de uma dica: levanta a bunda da cadeira e vai viver. 

9) Em quantos lugares você já esteve fazendo palestras e workshops? 

O workshop ainda é muito novo para mim, estou descobrindo para onde quero ir com ele, por enquanto estou aprendendo muito e focando em São Paulo, onde moro. 


10) Quais são seus projetos futuros?

Por enquanto estou focando nos projetos que já tenho no caminho, sem agenda nem dada. Não sou muito de fazer planos, amo levantar e ter um mundo de possibilidades para pensar, mas posso falar dos próximos 30 dias, que fazem parte do projeto
http://www.30dias30projetos.com/ a ideia é criar um projeto por dia durante um mês. Vamos ver se depois viram 60, 90, 120? Hahahah.

CONTATO

Saiba mais sobre seus projetos no site Hi Caio.

Siga o Caio no Instagram (@caioandrade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros