10 de dezembro de 2016

Banda americana é indicada com música em português ao Grammy 2017

Enquanto nós brasileiros costumamos não valorizar as músicas nacionais, o duo germano-americano Sofi Tukker está mostrando ao Brasil e ao mundo que o nosso idioma produz grandes sucessos. Prova disso é a faixa "Drinkee", indicada ao Grammy Awards 2017 na categoria "Melhor Gravação Dance". Essa é a maior premiação da indústria musical internacional, considerada o "Oscar da música". A canção, lançada há um ano, ficou conhecida após ser tocada na propaganda do relógio Apple Watchliderando as paradas virais da Spotify na América do Sul e na Europa. Drinkee foi inspirada pelo poema Relógio, do escritor brasileiro Chacal e ganhou notoriedade na execução em rádios de todo o país com o remix produzido pelo DJ mato-grossense Vintage Culture.


O duo disputa o topo da 59ª edição do Grammy ao lado de bandas como The Chainsmokers e Daya com "Don't Let Me Down" e Flume e Kai com "Never Be Like You".

Sofi Tukker surgiu em Nova York no ano de 2014, sendo composta pela cantora alemã Sophie Hawley-Weld e pelo produtor de música eletrônica e DJ norte-americano, Tucker Halpern. Em 2015 a dupla assinou com o rótulo Heavy Rock, que abrigou vários artistas emergentes como Icona Pop, The Knocks e Santa Lúcia. O primeiro EP, intitulado Soft Animals, lançado em julho deste ano, também inclui as faixas "Hey Lion" e "Matadora". Essa mais uma vez é inspirada por um poema de Chacal utilizando um instrumento de cordas sul-americano chamado charango. 

O som da dupla mistura música eletrônica com ritmos latinos e africanos, fazendo uso de instrumentos brasileiros, poemas e a língua nacional. Suas letras são cheias de trava-línguas, o que vai deixá-lo tentando entender até depois que a música acaba.

NA TRILHA DO GAME 'FIFA 17'

Sofi Tukker conseguiu emplacar a faixa "Johnny" na trilha oficial do jogo Fifa 2017, da EA Sports. A canção em português é inspirada em um poema do escritor brasileiro Paulo Leminski. O rapper paulista Emicida também aparece na lista de músicas com "Explotar", uma parceria com o grupo eletrônico Mexican Institute of Sound e o DJ/produtor Toy Selectah. O game foi lançado mundialmente no dia 27 de setembro deste ano.

CURIOSIDADES


A dupla reside em Nova York, mas Sophie se considera brasileira, porque aqui, segundo ela, "a música pulsa em todos os lugares e eu adoro". Nascida na Alemanha, a cantora passou sua juventude no interior do Canadá e da Itália. O contato com países de diferentes culturas levou Sophie a estudar Desenvolvimento Internacional, poesia brasileira, yoga, bateria, música e ainda se aprofundar na África Ocidental. 

Halpern atuou como jogador profissional de basquete e acabou encerrando sua carreira depois de um problema de saúde, que o fez entrar no mercado musical. Enquanto se recuperava em repouso durante nove meses, Halpern aprendeu a produzir música eletrônica.

Apesar de Sophie ter morado no Rio de Janeiro por seis meses e ter feito na cidade um curso de poesia em MPB, a banda nunca tocou no Brasil. Em entrevista ao portal Wonderland in Rave a dupla afirmou ser grande fã da rapper curitibana Karol Conka e revelou o desejo de fazer uma parceria musical com a cantora.

!

A cerimônia do Grammy Awards 2017 acontece no dia 12 de fevereiro, em Los Angeles (EUA), com apresentação de James Corden. No Brasil, a transmissão deve ocorrer pelo canal TNT.

FIQUE DE OLHO

A banda irá marcar presença no SnowGlobe Music Festival no dia 29 de dezembro em Shoth Lake Tahoe, na Califórnia (EUA). 

Assista ao clipe e confira a letra de "Drinkee", de Sofi Tukker:


"Com Deus me deito
Com Deus me levanto
Comigo eu calo
Comigo eu canto
Eu bato um papo
Eu bato um ponto
Eu tomo um drinque
Eu fico tonto".

ACOMPANHE

Facebook: Sofi Tukker

Twitter: @sofitukker

Instagram: @sofitukker

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros