11 de dezembro de 2016

A importância da orientação profissional na prática de atividade física

A procura por academias de ginástica aumenta no verão, justamente porque nessa época do ano as pessoas ficam mais preocupadas com a estética. No entanto, mais que um projeto verão, deve ser uma mudança eterna pela saúde. Mudar seu corpo é uma decisão nada fácil. Exige disciplina, tempo e escolhas diárias. Neste processo, há quem recorra a dietas alimentares rigorosas e a produtos milagrosos, mas, muitas vezes, esses comprometem a saúde e não surtem os efeitos esperados. Para esclarecer aspectos importantes da prática de atividade física, contamos com a participação da profissional de Educação Física Ana Paula Franco Dias, 34. Confira os relatos de jovens adeptos de um estilo de vida saudável. São os estudantes Laine Karsburg, 16, e Vinícius Freitas, 23. 

CADA CORPO, UM OBJETIVO


"Priorize a saúde e o resultado disso será uma vida mais equilibrada e a imagem no espelho que você tanto queria", fala Laine

Adepta da atividade física, a estudante Laine Karsburg, 16, reconhece que o acompanhamento profissional é indispensável. "O corpo de cada um é único e os objetivos também, por isso requer treino e dieta específicos", aponta. Entretanto, Laine identifica que, na maioria das vezes, algumas pessoas acreditam que copiando o treino ou a dieta da blogueira fitness, por exemplo, irá conquistar o corpo igual. "Mas na realidade, estão correndo o risco de ocasionar lesões, por falta de instrução e acompanhamento", salienta. 

A estudante lembra da época que frequentou uma academia em que ficou totalmente desamparada, mas, como ela já praticava musculação há algum tempo, não ficou desorientada, todavia, logo veio a desmotivação. "Tanto que em uma semana desisti de frequentar o lugar. Acredito que este seja o outro papel do profissional - motivar", entende a jovem. 

MUITO ALÉM DA ESTÉTICA 

Laine sugere que as pessoas sejam motivadas a praticar exercícios físicos pelo amor a si mesmas e por sua saúde, não somente por estética. "Os resultados no espelho e na balança em curto prazo podem não ser motivadores o suficiente para que você continue persistindo no seu objetivo, mas com certeza a melhora na sua saúde vai ser notável logo nos primeiros dias", reforça. Conforme a estudante, pensando na saúde, as pessoas não vão procurar soluções fáceis, que mais parecem milagres. "Tem que ter em mente que o processo é lento, é uma construção a cada dia, deve haver a consciência de que a reeducação alimentar, com o auxílio de um nutricionista, e o treino com a ajuda de um profissional é o correto, e não a dieta da moda, as soluções fáceis. Milagre não existe", finaliza.

MENOS 35 KG


Vinícius emagreceu e ganhou condicionamento físico. “Força e determinação te levam longe”, pensa

O acadêmico de Publicidade e Propaganda Vinícius Freitas, 23, decidiu mudar de vida radicalmente e adotar hábitos saudáveis em outubro de 2014. “Decidi optar por ter uma alimentação mais saudável e cuidar do meu corpo, inicialmente com uma dieta bem restrita (de acordo com as minhas necessidades) seguida de exercícios físicos (treinos funcionais, musculação e muay thai), que foram essenciais para meu emagrecimento”, diz. Com isso, Vinícius eliminou 35 quilos em um ano e meio e afirma que hoje encara uma nova vida. “Meu estilo de vida mudou, e muito, minha rotina está mais ativa, me sinto mais disposto, meu humor mudou, minha visão sobre várias coisas mudou, me sinto bem melhor fisicamente e psicologicamente”, fala. 

Nesse processo, o estudante afirma que estava tão decidido a fazer a mudança que acabou não encontrando dificuldades. “Estava/estou tão focado e feliz com essa decisão que desistir era algo fora de cogitação, além de que também tive muita motivação de amigos, familiares e instrutores”, conta. Para inspirar outras pessoas, Vinícius criou uma conta no Instagram onde compartilha sua rotina de treinos e dá dicas de alimentação saudável (@vinirosafit). Mas, para ele, a dica mais importante para quem está começando é procurar um profissional de Educação Física. "Você pode até montar seu treino, mas é indispensável ser orientado por um profissional da área, assim como a alimentação", enfatiza.

SAÚDE COM SEGURANÇA – Para Vinícius, a prática de exercícios físicos está relacionada à saúde, sendo assim, esse é um assunto sério e não se pode ser descuidado. "Acho imprescindível a contratação de profissionais da área de Educação Física em academias. Há muitos relatos da prática incorreta de exercícios que resultaram em tragédia, pois não tiveram auxílio de um profissional", destaca. Segundo o estudante, diversos fatores implicam na contratação desse profissional, como entender sobre cada aluno, seu biotipo, suas limitações, doenças, entre outras situações que precisam de uma supervisão profissional.

FALTA DE ORIENTAÇÃO É PREJUDICIAL 

Que praticar atividade física virou febre, todo mundo sabe. O que pouca gente sabe é que a prática sem orientação de um profissional habilitado é crime previsto em lei. É o que afirma a profissional de Educação Física Ana Paula Franco Dias, 34, sendo 11 anos de formação. “Assim como não vamos ao médico que não está devidamente habilitado, o mesmo deveria ser adotado pelas pessoas que procuram academias”, explica. Conforme Ana, o aluno deve verificar se a empresa possui um responsável técnico, profissional de Educação Física, com formação de Bacharel ou Licenciatura Plena com graduação até 2006 (quando ocorreu a divisão das formações). “Acredito que hoje em dia, as academias estão mais antenadas nessa necessidade, já que o Conselho Regional de Educação Física (CREF) aumentou significativamente a fiscalização”, atesta. 


Segundo Ana, supervisão de profissionais habilitados e local adequado garantem qualidade na prática de atividade física

RISCOS À SAÚDE – Ana assegura que frequentar uma academia sem um profissional é colocar sua saúde em risco, pois muitas vezes falta conhecimento não só de correção de postura, mas como a montagem de um treino que respeite as individualidades biológicas. “Atualmente, recebemos muitos clientes que confiam em treinos prontos que acham na internet, ou que alguém prescreveu para outra pessoa, e querem treinar sozinhos, porque acreditam ser um treino coerente com a sua condição física, e aquele prescrito pelo profissional que está na sua frente não trará os sonhados ‘resultados’”, aponta. 

Conforme Ana, isso acaba desvalorizando muito o trabalho do profissional de Educação Física, que estuda no mínimo quatro anos para iniciar efetivamente a trabalhar na área. “Em contrapartida, recebemos pessoas conscientes e realmente preocupadas com a manutenção da saúde que procuram por atendimentos personalizados que trarão um melhor resultado”, fala.

IMPORTANTE

Para quem vai escolher uma academia para começar a se exercitar deve ficar atento se a mesma é registrada no CREF, está atualizada, e possui profissionais habilitados além de estagiários. Conhecer o espaço e verificar se as manutenções dos equipamentos estão em dia, se é ventilado, limpo e bem cuidado. Procurar ter referência do local, como é o trabalho dos profissionais, se vem ao encontro do que você procura. 

Fonte: Ana Paula Dias.

* A produção desta matéria foi realizada por Gabriel Rodrigues com informações de mesma autoria publicadas pela Revista Linda, de Cachoeira do Sul (RS). Este trabalho faz parte da cadeira de Jornalismo Impresso I, ministrada pela professora Patrícia Schuster, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros