2 de junho de 2015

Quais são as áreas da Comunicação e suas funções


Costuma-se associar o papel do comunicador com aquela pessoa que está diante de um microfone, detrás das câmeras e usando um bloco de anotações. Mas a área da comunicação é extensa, indo além dessa visão padrão. A profissão em Comunicação Social possui vários campos de atuação e várias habilitações em cursos de graduação que se dividem em quatro principais: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Produção em Mídia e Audiovisual. Cada qual com sua respectiva função, esses profissionais trabalham em sinergia. Para quem deseja seguir esse caminho, fique atento! Confira a lista para saber quais são as áreas da Comunicação e suas funções. 

Jornalismo


O jornalista é, sobretudo, formador de opinião, curioso por natureza e intrigado com tudo o que acontece à sua volta. Se você pretende ser jornalista, precisa ter uma visão ampla, perspicácia e comunicar-se diretamente com o povo, ter a coragem de assumir riscos, um bom nível de conhecimento geral e atual, dominar a Língua Portuguesa com propriedade e saber, ao menos, uma língua estrangeira para se diferenciar no mercado de trabalho (com destaque das línguas faladas por menos pessoas). Além de ter sensibilidade para compreender fatos, transformá-los em notícias e buscar boa relação com profissionais de outras empresas ou grupos. O jornalista exerce sua função entrevistando, redigindo e produzindo reportagens, geralmente escaladas pelo pauteiro, no uso da linguagem oral (rádio e televisão) ou escrita (jornal, revista e internet). A equipe de comunicação e o jornalista precisam estar preparados para enfrentar crises de imagem – ocasionadas por falta de credibilidade, neutralidade e imparcialidade, por exemplo , sem afetar seu rendimento e os negócios na empresa.

Publicidade e Propaganda


O publicitário cria campanhas, anúncios e comerciais para os mais diversos meios de comunicação. Para aumentar o faturamento, empresas, instituições e grupos contratam o publicitário, que desenvolve suas atividades em agências de publicidade ou como profissional liberal, para elaborar ações de marketing que valorizem a sua marca, atendam as exigências do mercado e promovam seus produtos e serviços, visando atrair um maior número de clientes e gerar mais vendas. O publicitário necessita identificar quais são as emoções do cliente para passar experiências positivas por via de seu trabalho criacional e vê-lo satisfeito com o resultado. Este profissional trabalha na criação de sites desenvolvendo a parte gráfica ou estética (também chamado de Web Designer), faz a arte de embalagens de produtos e desenha logotipos, cria textos e imagens para anúncios, banners, outdoors, cartazes, folders, cartões de visita e outros.

Relações Públicas


O profissional de Relações Públicas constrói e promove a imagem de empresas e instituições para os clientes, funcionários e o público geral. Para tanto, este profissional precisa ter uma visão apurada para identificar as necessidades da população e conhecer bem a empresa em que trabalha. Podem trabalhar com shows, festas e eventos (cuida de todos os pré-requisitos, detalhes e etapas), como assessores de personalidades públicas (organiza sua agenda profissional, contatos e horários, além de cuidar de seu marketing pessoal) e diretamente com o ramo de atividade empresarial (desenvolve canais de comunicação para facilitar o diálogo entre os diversos setores e os próprios clientes, organiza eventos para divulgar sua marca ou produto, realiza pesquisas de opinião e promove iniciativas solidárias e de integração).

Produção de Mídia e Audiovisual


O produtor em mídia e audiovisual pode dirigir, produzir, editar, redigir e distribuir os mais diversos produtos audiovisuais voltados ao cinema, televisão, rádio e internet, de acordo com as necessidades da empresa (veículos de comunicação eletrônicos, produtoras de vídeo, produtoras de cinema e agências de propaganda). Este profissional atende projetos de distribuição, exibição e divulgação de novos produtos, além de criar estratégias de comercialização, como mobilizações sociais (flash mob), veiculação de anúncios, entre outros. As redes sociais e mídias estimulam a produzir conteúdo e servem de "ponte" de contato com os consumidores auditivos e visuais. Quem nunca imaginou como são feitos os filmes e superproduções com grandes efeitos especiais? Como é feita a execução desse processo? Quem faz tudo acontecer por trás das câmeras? Quem dirige o elenco e cuida da edição de som e imagem? Quem prepara os cenários? Por quem o roteiro foi pensado? Esse é o trabalho exercido pelo profissional de mídia e audiovisual.

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