20 de novembro de 2014

Aprenda a fazer paletas mexicanas

No dia 21 de dezembro, inicia-se o verão no Hemisfério Sul. Entretanto, altas temperaturas já começam a ser registradas pelos termômetros com meses de antecedência. Ir à praia, mergulhar na piscina e contemplar o ar condicionado, nem sempre são alternativas ao alcance de todos, ou simplesmente não são suficientes para se refrescar na estação mais quente do ano. Uma boa opção para quem quer matar a sede nesse calor, são as paletas mexicanas (picolés baseados na tradição mexicana). A receita pode ser feita usando aquelas frutas que sobraram na geladeira. Além de saudáveis, as paletas feitas de maneira artesanal são economicamente viáveis.


Os picolés típicos da terra de Frida Kahlo (pintora mexicana) são bem maiores que os picolés comuns do Brasil, possuem sabores distintos e levam recheios variados, como de morango, banana, maracujá, caramelo, chocolate e iogurte. Sem produtos químicos ou produtos que alteram o sabor, os ingredientes podem ser tirados da própria natureza. Embora a receita pareça simples, requer preparo artesanal e pode contar com a ajuda de copos descartáveis. Confira duas receitas de paletas mexicanas: uma de morango com leite condensado e outra de salada de frutas, com rendimento médio de quatro porções cada.

Paleta de morango com leite condensado

Ingredientes


1 caixa de morango
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de limão
1/2 xícara de água
1 lata de leite condensado
Palitos de picolé

Modo de preparo


Bata o morango com o açúcar de confeiteiro, o limão e a água no liquidificador, até que a mistura fique homogênea. Coloque em forminhas de picolé e leve para gelar por duas horas. Depois de congelado, retire a forma do meio e recheie com o leite condensado. Coloque o palito e finalize com mais polpa de morango. Volte ao congelador por 24 horas. Desenforme e sirva.

Fonte: G1 (adaptado).

Paleta de salada de frutas

Ingredientes

1 pote de iogurte natural desnatado
5 gotas de adoçante
Uma porção média de salada de frutas
Suco de maracujá

Palitos de picolé

Modo de preparo


Em um liquidificador, adicione o iogurte, as gotas de adoçante e o suco de maracujá. Bata por alguns segundos para misturar. Coloque a salada de frutas na forma de picolé e despeje a mistura de iogurte. Coloque o palito e leve ao congelador por cerca de seis horas.

Fonte: Terra (adptado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros