27 de outubro de 2012

Teste seu nível de timidez


Suor em demasia, vermelhidão no rosto, mãos trêmulas, frases desconexas. Quem é tímido, sabe bem do que estou falando. A timidez pode variar do "ficar sem jeito" em algumas situações como falar em público, passando por uma timidez crônica, daquelas que impossibilitam você de fazer as coisas mais simples do dia a dia, como ligar para um desconhecido ou agendar uma consulta. Até chegar à fobia social, ou medo de gente, considerada a mais grave de todas.

Confira o teste de timidez anotando com papel e caneta a alternativa conforme o seu caso. Quando chegar ao fim veja o resultado!

TESTE

1) Se tiver que ler em público:

a) Aceito no mesmo instante. Tenho facilidade de falar em público;

b) Lidar com o público não é o meu forte. Mas acabo aceitando;

c) Não aceito de jeito nenhum! Tenho medo de errar a leitura e de passar por um constrangimento gaguejando em público.


2) Caso se apaixonasse por uma pessoa próxima:

a) Expressaria os meus sentimentos com clareza;

b) Prefiro contar por SMS ou pela internet. Não teria a coragem suficiente de falar pessoalmente;

c) Ficaria calado. Poderia estragar uma amizade e causar um clima desagradável.



3) Em uma determinada atividade, você entra para o meio da roda:

a) Faço o que foi proposto pelos participantes sem nenhuma dificuldade;

b) Fico um pouco desconfortável com as atenções voltadas para mim. Mas aos poucos, vou me soltando;

c) Não consigo me soltar em brincadeiras e iria estragar o jogo.


4) De repente, alguém fura a fila na sua frente:

a) Peço para que volte ao seu lugar, conforme a ordem de chegada;

b) Espero que a pessoa perceba que estou incomodado. Ou então peço licença, um pouco constrangido;

c) Permaneço calado. Tenho medo de falar alguma coisa e ser rejeitado.


5) Você precisa desmarcar uma consulta:

a) Faço questão de pedir pessoalmente que remarque a consulta;

b) Peço só por telefone. Poderia ser inconveniente e ficaria sem jeito;

c) Falto a consulta e dou uma desculpa.


6) Em uma festa onde você não conhece quase ninguém:

a) Gosto de fazer novas amizades e me descontraio facilmente em lugares movimentados;

b) Não desgrudo do primeiro conhecido que enxergar no local;

c) Me sinto inseguro rodeado de pessoas que não conheço.


7) Se vai mudar para outra cidade: 

a) Procuro me enturmar e fazer amizade para conhecer novas pessoas;

b) Puxo assunto só com a pessoa que viesse conversar comigo; 

c) Espero que alguém tome a atitude de falar comigo. Ou então, permaneço calado.


8) Você precisa passar um recado para uma pessoa que não costuma conversar:

a) Mais cedo ou mais tarde teria que entrar numa conversa. Então passo o recado, sem pensar duas vezes;

b) Posso perturbar ou causar má impressão. Mas passo o recado;

c) Peço para que outra pessoa dê o recado.


9) No primeiro dia de trabalho:

a) Cumprimento os colegas e escolho um lugar a vista;

b) Fico um pouco apreensivo, mas converso com um ou outro normalmente;

c) Não sei qual será a reação das pessoas e fico desconfortável;


10) Num evento onde estão conhecidos e pessoas que você não conhece:

a) Troco assunto com todos e faço amizades com os que não conheço;

b) Puxo assunto com alguém desconhecido para não demonstrar antipatia;

c) Procuro estar na companhia apenas de conhecidos.


RESULTADO

A letra "a" vale 1 ponto, a letra "b" 2 pontos e a letra "c" 3 pontos. 

10 a 15 pontos: Você é uma pessoa espontânea, extrovertida, descontraída, desinibida e se adapta facilmente ao ambiente que está. Não tem medo de demonstrar sentimentos, fala sem pensar e age como quer, independente da reação dos outros.

15 a 20 pontos: Você fica envergonhado e inseguro em algumas situações, o que é bem normal. O importante é não deixar que a timidez te impeça de se relacionar com os outros, de passear e de viver a vida plenamente.

Acima de 20 pontos: Você possui pensamentos e sentimentos de inferioridade, tem certa dose de insegurança, sua auto-estima e confiança em si mesmo são muito baixas. Tente mudar algo que lhe incomoda aos poucos, como puxar assunto com um conhecido. Outra ideia é fazer teatro ou algum esporte com contato humano. Essas aulas promovem interação e vão ajudá-lo a se soltar. No entanto, a timidez também tem suas vantagens: os tímidos costumam pensar bastante antes de falar, se expressam com calma e escutam mais o que os outros falam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros