29 de agosto de 2015

Não dê ouvidos a quem não tem nada a dizer



Levei algum tempo para compreender muitas coisas na vida. Dia desses cheguei à conclusão que eu sempre gostei de escrever, mas nunca sobre mim. Talvez por esse motivo, tenha deixado de incentivar e motivar alguém vez ou outra, pois eu creio que a minha força de vontade é um dos meus pontos fortes. Eu que já fui obeso, por consequência fui alvo de piadas de mau gosto durante minha infância e adolescência, inclusive na escola e vindo também de pessoas próximas, mas nunca me ative a esse ponto, pelo contrário. Já ouvi de tudo, até que se eu quisesse "arranjar alguém" teria que mudar, e por aí vai. Sim, eu mudei, mas foi a favor da saúde acima de tudo. Deixei de lado o fast-food, o sedentarismo e adotando um conjunto de hábitos saudáveis, perdi 30 quilos em pouco mais de um ano. Outro detalhe importante: sempre me dediquei aos estudos, mas nem sempre apostaram as fichas em mim. Já me disseram que eu nunca passaria no vestibular ou ganharia uma bolsa de estudos. Sim, eu conquistei uma bolsa integral para o concorrido curso que eu tanto queria. São essas e outras coisas que me fazem dizer: não dê ouvidos a quem não tem nada a dizer.

Você não depende da aprovação dos outros e do incentivo alheio para alcançar suas metas. Ainda mais ficar reclamando no sofá, se sentindo vítima do mundo. As pessoas projetam nas palavras infelizes todas as derrotas que acumulam e, por isso, não acreditam na sua capacidade de evolução. Há quem possa te desestimular com pensamentos negativos, julgar o que é melhor ou não para você, tentar te coagir, subestimá-lo incansavelmente, sentenciar se és capaz ou não e sentir-se apto a gerir seus próprios atos. Mas você tem duas opções: corromper-se ou caminhar em busca dos seus objetivos. "Eu não sei", "Eu não consigo", "Isso não é para mim": muitos desses pensamentos negativos são implantados em nós pelos outros, cabe a você escolher qual caminho seguir e reconhecer o que precisa ser melhorado em sua vida. Pessoas que discutem ou que provocam a ira nos outros, mostram da forma mais perceptível possível todas as suas fraquezas, fragilidades e deficiências internas. Embora seja difícil de relevar certas atitudes, qualquer tipo de prática que atrofia o cérebro é equívoco. O silêncio é a melhor das respostas, com o tempo iremos aprender que há coisas que nem o Google responde.

Só você sabe onde é capaz de chegar e cabe a ti escolher se vai ou não se afetar com o pessimismo e com a maldade de terceiros. Cerque-se de pessoas que reflitam quem você quer ser e como você quer se sentir; as energias são contagiosas. Toda vez que você subtrair energias negativas de sua vida, vai abrir espaço para mais positivas. Ninguém precisa dizer nada para "estragar" seu dia, ao menos que você permita. É preciso saber aproveitar o que há de útil sendo dito por aí. Não digo isso com a intenção de provar algo a alguém, mas com o intuito de comprovar que a superação é a melhor escolha. Neste processo, sempre mantive o seguinte pensamento: se eu acreditar em mim, quem pode me dizer o contrário? Pode até parecer mensagem de auto ajuda, mas na verdade é. Só espero que isso sirva de lição para todos que estiverem lendo.

Leia também: 6 motivos para não aceitar opiniões não-construtivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros