13 de dezembro de 2013

Sempre há um motivo




Basta um motivo para que todos os porquês tenham uma explicação aparente. Um motivo para ficar contente, um motivo para calar-se, um motivo para gerar comoção. Inexplicáveis, contestáveis ou convenientes: sempre temos nossos motivos. Para levantar da cama, começar um livro, terminar um projeto, valorizar as pessoas importantes em nossas vidas, cuidar da nossa saúde e apreciar as pequenas coisas da vida.

Todo o ser humano emite vibrações, que atraem pessoas, situações e sentimentos. Essas vibrações são provocadas pelas emoções, que são desencadeadas pelos pensamentos. Por isso é necessário ter em mente energias positivas e estar cercado de pessoas com boas energias. É importante que possamos ter uma dose de reflexão diária para fazer um balanço de nossas ações e nos livrar de toda negatividade. Por mais difícil que seja, devemos preservar a nossa paz interior para transmitir felicidade e fortalecer a nossa fé, para nos tornamos pessoas mais completas, dignas e corretas. 

O tempo é efêmero, corre pelas nossos olhos sem que possamos fazer algo para estacioná-lo nos bons momentos. Com os nossos próprios erros, descobrimos quem somos e o que queremos. A vida é uma síntese de experiências que nos impulsiona para o futuro, nos aproximando de nosso verdadeiro "eu". Nas guinadas que a vida toma, aprendemos que as coisas não acontecem simplesmente porque têm que acontecer. Nada acontece por acaso, sempre há um motivo. 

2 de dezembro de 2013

Músico larga as drogas para cuidar de gato abandonado e vira sucesso mundial

Certa vez havia me prendido a atenção uma reportagem na televisão contando a história de um músico de rua que tinha conseguido largar as drogas depois de adotar Bob, um gato alaranjado, seu maior companheiro e terapeuta. James Bowen é o autor de um dos maiores best-sellers do The London Times: "Um Gato de rua chamado Bob" (2013). Esta é uma história de amizade e superação emocionante sobre um gato abandonado e um dependente químico. Ao mesmo tempo, oferece uma visão sobre a injustiça da vida nas ruas. Eles encararam a vida urbana de Londres e conquistaram fãs em todo o mundo. 


James: uma amizade improvável com um gato a um novo modo de vida.

A autobiografia detalha como Bowen encontrou-lhe na rua ferido sob a escada em seu complexo de apartamentos em 2007. O músico gastou todo o dinheiro que possuía em antibióticos para cuidar de seus ferimentos e o gato lhe permitiu fixar sua própria vida. Bowen prometeu nunca mais voltar para as drogas. "Devo tudo a Bob", disse ao Sunday Times. 

No início, o músico tentou deixar Bob ir embora, mesmo depois de pagar por seu tratamento veterinário. Até que finalmente cedeu e deixou o gato ficar. James poderia ser encontrado tocando músicas do Nirvana em Covent Garden, ou vendendo a revista Big Issue na estação de metrô Angel. Logo a dupla inseparável se tornou uma visão familiar em torno de Londres - Bowen dedilhando um violão e Bob sentado aos seus pés ou empoleirado em seus ombros. Rapidamente transeuntes estavam trazendo alimentos, brinquedos e até mesmo roupas para o gato.


Há dois anos, Maria Panchos, uma agente literária que chegou a trabalhar na versão britânica do "Marley & Eu", avistou Bowen e Bob vendendo uma revista para os desabrigados próximo da estação de metrô e ficou interessada em contar sua história. Esse foi o início de seu relacionamento e logo Bowen tinha um negócio de livro com Hodder & Stoughton. "Em breve, tivemos editores a bordo e seis meses depois, tivemos um livro. Ele saiu no meu aniversário. O melhor presente da minha vida!", declarou.

SUCESSO MUNDIAL

"Um gato de rua chamado Bob" entrou na lista de bestsellers na Inglaterra por 52 semanas consecutivas e de venda em 26 países ao redor do mundo. O livro vendeu mais de 160 mil cópias no Reino Unido e foi traduzido para 18 idiomas. Agora vivendo em Tottenham, Bowen e Bob participaram da primeira sessão de autógrafos de seu livro, onde todos os 400 exemplares da tiragem inicial se venderam. Foram lançados também os títulos "O mundo pelos olhos de Bob" e "Bob, um gato fora do normal", em 2014. 


James e Bob estão prontos para compartilhar sua história real com o mundo neste conto diferente de qualquer outro que você já leu de um gato.

DAS LIVRARIAS PARA O CINEMA

A história de James Bowen e de Bob chegará nas telas dos cinemas no dia 4 de novembro deste ano. Produzido pela Sony Pictures, o filme terá direção de Roger Spottiswoode (de 007 - O Amanhã Nunca Morre) e roteiro de Tim John (Dr. Jekyll and Ms. Hyde).


O filme será estrelado pelo ator inglês Luke Treadaway (Fúria de Titãs), que fará o papel de James Bowen, com atuação do próprio Bob.

SAIBA MAIS

Há uma página no Facebook dedicada à sua história, bem como um blog chamado "Blog Around The World In 80 Bobs" ("Volta ao Mundo em 80 Bobs", em português), onde os fãs postam fotos do livro em lugares inusitados. 

Assista ao documentário de James e seu gato Bob:

31 de outubro de 2013

A química do amor

Basta despertar o sentimento de amor para que se evidenciem as modificações que brotam do interior e transpiram para o exterior. Você já deve ter ouvido a expressão: "Rolou química", não é? O dito vai além do sentido figurado, está presente de forma mais concreta, capaz de produzir reações visíveis no corpo inteiro. Há uma mistura de componentes e substâncias químicas acontecendo em todas as partes do corpo do apaixonado. Entre essas substâncias estão a adrenalina, noradrenalina, feniletilamina, oxitocina, serotonina e as endorfinas. A adrenalina causa a aceleração do coração, enquanto a endorfina produz uma sensação de prazer e relaxamento. 

Cientistas afirmam que o cheiro natural do corpo é o fator determinante para se iniciar um relacionamento amoroso. O que estabelece a ligação entre o casal é a compatibilidade de cheiro, causando ou não a combinação química. Indubitavelmente, desvincular-se de uma relação amorosa pode ser uma experiência difícil e bastante dolorosa, tendo em vista que o amor é considerado um vício por estudos da neurociência.


Em alusão ao Halloween, comemorado neste 31 de outubro, a metáfora envolvendo dois componentes químicos - a putrescina e a cadaverina, que atuam como agentes decompositores encontrados em cadáveres - vivenciam uma história de amor. O que faz lembrar do filme "A Noiva Cadáver" (Corpse Bride, na versão original), que conta a história de Emily, morta antes mesmo de seu casamento e que acaba forçando Victor, um jovem noivo, a casar-se com ela. A animação dirigida por Tim Burton é comovente e com uma riqueza de detalhes impressionante.

METÁFORA
A putrescina idealizou o futuro ao lado de que ama (já amou). Enfeitou o céu, a terra e o mar, inundado por sentimentos profundos e verossímeis. Construiu uma escada para chegar ao topo da montanha e pendurar estrelas para iluminar o caminho de quem lhe despertou o sentimento mais nobre. Trocou as fases da lua para acompanhar as mudanças e transformações internas e o sol como contraposto, para aquecer as esperanças do amanhã incerto. O tempo passou e os sentimentos tomaram-lhe um espaço maior. Mas insistia em permanecer no silêncio, enquanto planejava a melhor maneira de demostrar os seus sentimentos. 

O tempo decolou e a putrescina foi engolida por seus medos. A cadaverina que vivia discretamente mergulhada na quietude, de repente superou suas expectativas e não titubeou, avançou de vez. Inesperadamente, a cadaverina conquistou o amor de quem a putrescina já amou. Desprezada, a putrescina passou a sofrer com a rejeição. Seu coração se encheu de ódio e amargura. O tempo urge e não permite ensaios longos, mas ações breves. A cadaverina corresponde o mesmo amor que lhe é dado num ritmo acelerado, enquanto a putrescina estancou a cicatriz e teve que se desaproximar de quem já amou (ou ainda ama, já não sabe mais). Mas aprendeu que o amor não tem uma fórmula certa. Ninguém prevê a química, ela acontece quando uma mistura de elementos se consumam. E quando não funciona é capaz de deixar ambos intoxicados. Putrescina percebeu o quão é difícil aprender, o quão é difícil amar alguém.

Clique no "play" e assista a uma cena do filme "A Noiva Cadáver" com a música que é um solo de piano.

"Todas as substâncias são venenos, não existe nada que não seja veneno. Somente a dose correta diferencia o veneno do remédio".  Paracelso, médico e físico do século XVI.

O que mais irrita o brasileiro?


A ilustração representa a necessidade de reação ao controle do pensamento coletivo.

O descarte inadequado de lixo, as instalações precárias, a indústria poluente, o despreparo e a incompetência, a hipocrisia, o desrespeito e o descomprometimento, a intolerância, a falta de empatia, o abuso de poder e o abuso de autoridade, as depredações e o vandalismo, a politicagem corrupta e tendenciosa, a falta de segurança e a violência. Uma mescla de tudo isso e mais um pouco fomenta as malezas nas áreas da educação, saúde e segurança. O que afeta o meio social e, de quebra, todos nós, cidadãos.

A Legislação Brasileira nos cerca de leis, cuja sansão é de grande importância e relevância para defender nossos direitos e preservar a nossa integridade física e moral abalada pelas injúrias alheias. Inevitavelmente, a justiça feita pelo homem nem sempre é plena, portanto, situações inadmissíveis tornaram-se banais. Frequentemente o cidadão brasileiro sofre com o desfavorecimento social, reflexo das superlotações de postos públicos de saúde e das escolas que sobrevivem apesar da carência de recursos e investimentos significativos. Tudo para manter o lema nacional de "ordem e progresso". A concepção da política, no uso do senso comum, está atrelada com algo distante dos cidadãos e executada com interesses perversos, ligados à corrupção. O político eleito quando não é responsável diante dos próprios eleitores é uma lástima para a população, uma vez que representa toda a coletividade cidadã.

A boca no alto falante para alcançar os ouvidos moucos. Num mundo com tantas vozes e ditos, nem sempre há quem esteja disposto a ouvir ou a aceitar uma crítica. O cidadão reclama e parece ser uma atitude pífia, muitas vezes esquecida, ou nem mesmo conhecida pelos órgãos públicos. Urge que mudemos esse quadro através do voto consciente, vez em que o cidadão é ouvido em suas necessidades, além de manter a ética com o exercício da cidadania.

19 de outubro de 2013

Cachorros são usados em pesquisas científicas


 
Beagle resgatado do Instituto Royal (Foto: Avener Prado/Folhapress).

Um grupo de ativistas invadiu na madrugada desta sexta-feira (18) a sede do Instituto Royal, que utiliza cães da raça Beagle em testes para a indústria farmacêutica, em São Roque, interior de São Paulo. Circulou pelas redes sociais que os cães seriam sacrificados, causando indignação de muitas pessoas que uniram-se ao grupo para apoiar a causa. Eles retiraram cerca de 200 cães do local, além de coelhos e ratos. Os manifestantes afirmam que a empresa pratica maus-tratos aos animais. O Instituto Royal, por sua vez, defende suas pesquisas em seu site, afirmando seguir todas as normas nacionais e internacionais no trato com os cães em laboratório.

Os ativistas ressaltam que muitos desses animais estavam feridos, mutilados e sofrendo maus-tratos. O diretor do laboratório invadido diz que o prejuízo da destruição do material é incalculável. A direção do instituto pretende processar os ativistas, enquanto eles tentam auxiliar na produção de provas dos supostos crimes de maus-tratados ocorridos na empresa, o que inclui a realização de "experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos" (Lei 9.605/98, art. 32, § 1.º).

COBAIAS DE LABORATÓRIO

Todos os anos, 90 milhões de ratos e camundongos morrem em experimentos de laboratório e os peixes viraram cobaias cada vez mais frequentes nos laboratórios. A raça de cão Beagle é internacionalmente recomendada para pesquisas de medicamentos, por serem animais dóceis e geneticamente muito parecidos. Outros laboratórios de pesquisa também já usaram cães da mesma raça nos experimentos e testes científicos. O objetivo é verificar a existência de possíveis reações adversas nos seres humanos. Pesquisas indicam que tudo isso pode ser em vão. 

Tal alegação dos testes serem feitos em seres inferiores, cujo sofrimento será para o bem da humanidade para que haja cura e evolução é descabida. A evolução só acontecerá quando os seres humanos arcarem com as consequências de seus próprios atos, sem prejudicar outros seres indefesos que não possuem a ganância por conhecimento, o eterno descontentamento pelo saber. O ser humano que tudo pode e nada crê senão em si próprio. O mesmo homem que descobriu que o céu não é o limite, testa os limites do que a mente humana é capaz.

PROIBIÇÃO DE TESTES

A Índia e a União Européia proíbem os testes em animais para fins cosméticos, enquanto o Reino Unido permite a venda de cosméticos testados em animais. De acordo com a Revista Exame, a cada ano são vendidos no mundo todo cerca de quatro bilhões de produtos cosméticos. Segundo a Revista Isto É Dinheiro, o setor farmacêutico alcançou um faturamento de R$ 49,6 bilhões, apenas em 2012.

Recentemente, uma estudante inglesa permaneceu exposta durante 10 horas em uma loja comercial numa das ruas mais movimentadas em Londres servindo como cobaia. A intenção dela e da marca de cosméticos naturais era protestar contra os testes aplicados em animais.

IMPORTANTE

A Lei Arouca sancionada em outubro de 2008, estabelece procedimentos para o uso científicos de animais no país. Juntamente foi criado o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) e a Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua), que representam a sociedade protetora de animais e atuam na fiscalização do cumprimento das normas relativas à utilização humanitária de cobaias. 

De acordo com a Constituição Brasileira, deve-se reconhecer que os animais são dotados de sensibilidade, impondo a todos o dever de se respeitar a vida, a liberdade corporal e a integridade física, proibindo expressamente as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a sua extinção ou os submetam à crueldade.

PETIÇÃO PÚBLICA

Clique aqui para proteger os animais da objetivação de testes laboratoriais.

15 de outubro de 2013

Acreditar na educação




Os bons professores são aqueles que, além de explicar conteúdos, ensinam para a vida e fazem com que os seus ensinamentos ultrapassem as grades escolares. Eles pedem em silêncio em sala de aula, solicitam trabalhos complicados, elaboram provas difíceis, chamam atenção quando você está conversando durante as explicações... Por estes e outros motivos, estudantes acabam rejeitando os professores exigentes, especialmente na adolescência, quando os assuntos paralelos tornam-se mais importante do que qualquer outra coisa.

Cobranças em sala de aula têm bons motivos. O que dificilmente um aluno pensa é no porquê de tanta cobrança dos professores, o que mais tarde - talvez só depois de formado - ele entenderá: o regente de classe só quer o bem dos estudantes e por isto tanto esforço para que aprendam e aproveitem ao máximo o tempo dentro da sala de aula. A educação é "porta aberta" para os que querem crescer na vida.

Sendo exigente, o professor garante o processo de aprendizagem do aluno. Os jovens de hoje são dispersos com tantas informações e estudos da neurociência comprovaram que o cérebro se concentra apenas em determinada área por vez. Ou seja, não tem como prestar atenção em duas ou mais coisas ao mesmo tempo. Interagir em sala de aula é importante, mas na hora adequada.

"E O SALÁRIO, Ó!"

Neste 15 de outubro, Dia do Professor, docentes de todo o Brasil da rede estadual e municipal resolveram "comemorar" a data com protestos contra a atual política de desvalorização da categoria. Assunto que remete ao passado e merece destaque é a crítica ao grave problema da educação brasileira que é o salário dos professores. Ao encerrar o seu programa, o Professor Raimundo, interpretado pelo humorista Chico Anysio, enfatizava o baixo salário da classe com o bordão: "E o salário, ó!"

30 de setembro de 2013

Playlist


A cantora indie Lana Del Rey traz canções mais suaves e melancólicas, enquanto banda de rock Arctic Monkeys possui um repertório enérgico e empolgante. O ritmo pop, R&B e hip hop da cantora Estelle, combina com o estilo musical do rapper Kanye West. Lado oposto da banda MS MR, que tem um teor vintage comparado ao rock alternativo da banda americana, The Killers. Confira:

Lana Del Rey - Ride



"I’ve been travelin’ too long
I’ve been trying too hard
With one pretty song".

Tradução:

"Tenho viajado por muito tempo
Tenho me esforçado demais
Com uma bela canção".

Arctic Monkeys - R U Mine?



"I go crazy cause here isn't where I wanna be
And satisfaction feels like a distant memory".

Tradução:

"Eu fico louco pois aqui não é onde eu quero estar
E satisfação parece com uma memória distante".


Estelle - American Boy feat Kanye West



"Take me on a trip
I'd like to go some day
Take me to New York
I'd love to see LA".


Tradução:

"Leve-me pra uma viagem
Eu quero ir algum dia
Leve-me pra Nova York
Eu adoraria ver LA".

MS MR - Fantasy



"Can i make a connection
Force myself in a dimension
Lost sight of myself".


Tradução:

"Posso fazer uma conexão
Me forçar em uma dimensão
Visão perdida de mim mesmo".


The Killers - Human



"The good old days
The honest man
The restless heart
A promised land
A subtle kiss
That no one sees".


Tradução:

"Os bons velhos tempos
O homem honesto
O coração que não descansa
Uma terra prometida
Um beijo súbito
Que ninguém vê".


SAIBA MAIS

A barra de músicas que aparece geralmente na parte superior dos textos aqui no blog é um "player" minimizado, onde se tem a possibilidade de escutar o som acompanhando a leitura. As composições selecionadas complementam o conteúdo das postagens. 

27 de setembro de 2013

A utopia de um mundo melhor




Saímos nas ruas e não sabemos se vamos retornar para casa vivos. Vemos jovens simplesmente jogando suas vidas fora usando drogas, enquanto existem aqueles que vivem em uma cama de hospital querendo apenas poder ver a luz do sol. Pais que simplesmente matam seus filhos e vice-versa por motivos contestáveis. Ateísmo que virou moda e louvor à Deus que virou comércio. Pessoas que abrem a boca e não sabem ao menos falar duas frases sem utilizar palavras de baixo calão. O político eleito pelo povo foi o que ao menos sabe escrever corretamente. As músicas que não prezam pelas qualidades, mas sim pela ostentação. O povo lutou tanto pela sua liberdade, mas abrimos o noticiário repleto de verdadeiros absurdos. 

Pergunto-me quem ou o que irá mudar a realidade do mundo que clama por uma mudança impetuosa.  Feche os olhos e limpe o seu coração. Somos uma gota no oceano, mas gestos simples podem tornar o mundo um lugar melhor. Faça o bem acima de tudo. 

Transformar o ruim no bom, reverter a maldade na bondade, mudar a ira pela felicidade, a inveja pela admiração, a ganância pela perseverança, a cobiça pela caridade, transpor o desafeto pela paz, a intolerância pela harmonia, trocar a austeridade pela brandura, a amargura pelo amor, a discórdia pela união, a indiferença pelo afeto, ir do comodismo à ação. Talvez a minha mente tenha registrado a minha utopia.

Você vive ou só existe?


Quantas horas você deixaria escapar antes de perceber a diferença que está entre viver e existir? Os dois são diferentes em essência. Existir é o mesmo que passar pela vida sem tê-la vivido intensamente. Viver é realizar-se plenamente.



Querer que dê certo a gente sempre quer: a nova turma na escola, o novo amigo, o vestibular, o primeiro emprego, a decisão inescapável, a relação amorosa. Torcemos para que o melhor aconteça e vibramos com a conquista. Nos momentos de realizações e de concretização de metas, encontramos pessoas que saem de diversos lugares "orgulhosas" de nós, mas muitas vezes nem sequer com a resposta de um simples "Tudo bem?" se preocupavam. Nesse caminho de muitas idas e voltas, encontros e despedidas, nos deparamos com pessoas que nunca havíamos pensado antes em conhecer.

Somos tempo em massa, seres instáveis. Quando alcançamos algo que desejamos partimos para outra meta. Isso acontece porque o ser humano é incondicional e tem uma tendência evolutiva, está sempre buscando algo além do consegue ter. É de nossa natureza ser assim: nós sempre buscamos novos desafios, querendo alcançar e superar nossas metas. 

Os assuntos não despertam o mesmo interesse, o caminho está decorado, o aroma do tempero não aguça o paladar e as funções tornaram-se repetitivas. Momento em que você perde si próprio de vista e a satisfação parece com uma memória distante. Talvez seja o momento ideal de mudar, conhecer novas pessoas, criar novas perspectivas, estabelecer novos olhares do mundo. De modo que nos percebemos com a alma limpa e renovada.

22 de setembro de 2013

Meu cão ideal

Trata-se de uma série de postagens na sua busca pelo cão certo. Ou ainda, uma amostra de cães de acordo com o perfil de cada pessoa para a melhor escolha, independente de padrões de beleza, raça, porte ou aptidões. Estamos selecionando algumas raças de cães com todas as informações necessárias para você estudar com calma, carinho e atenção o padrão das raças. Este é o primeiro passo a ser seguido por quem deseja adquirir um animal de estimação.

CUIDADOS NECESSÁRIOS

Ao ser adotado ou comprado, o filhote deve estar desmamado e, de preferência, próximo de 40 a 45 dias de vida. O ideal é levá-lo para casa e observá-lo durante o período de adaptação, que pode variar entre 7 e 10 dias. É importante levar o seu cão ao veterinário regularmente para uma análise do seu estado geral, se está livre de verminoses e apto a iniciar o esquema de vacinação. Os passeios nas ruas devem ser feitos somente após receber todas as vacinas. É importante evitar o contato do filhote com outro animal antes de estar com o esquema da vacinação completo, porque existem algumas doenças das quais ele ainda não está imune e por isso fica mais propenso a desenvolvê-las.

ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE

A alimentação caseira adequada oferece vários riscos à saúde do animal, incluindo obesidade, falta de proteínas, problemas gástricos, ósseos, articulares e dermatológicos. A ração é uma alimentação balanceada.

LIVRE DE PULGAS E CARRAPATOS

Atualmente, existem produtos muito eficazes aos quais se pode recorrer. Nos últimos anos, os talcos e xampus anti-pulgas foram praticamente substituídos por produtos de aplicação tópica, geralmente usados no dorso do animal.

Bernese Mountain Dog

Um dos cães mais conhecidos e apreciados da Suíça é o Bernese Mountain Dog, também chamado de Boiadeiro Bernês ou Bouvier Bernesiano. Originalmente foi muito utilizado como cão de tração e de guarda nas fazendas. Porte grande, dócil e bem disposto, é um cão que se apega ao dono. Apresenta agilidade tanto para pastoreio quando para tração em regiões montanhosas. Geralmente é mantido dentro de casa e vive em harmonia também com animais, sejam de outra ou da mesma espécie.


ASPECTOS GERAIS

Utilização: tração, pastoreio, guarda e companhia;

Tamanho: 64 a 70 centímetros para machos e 58 a 66 centímetros para fêmeas;

Peso: proporcional ao tamanho e estrutura;

Pelagem: grossa e de tamanho médio, podendo ser lisa e levemente ondulada. Possui três cores, com predominância da cor preta e manchas ruivas e brancas;

Longevidade: 12 a 13 anos;

Temperamento: inteligente, dócil, companheiro e apegado ao dono.

Australian Cattle Dog

Originário da Austrália, o Boiadeiro Australiano - como também é chamado - possui porte médio, musculatura denotando agilidade, força e resistência. Foi desenvolvido a partir de cruzamentos do Dingo (Lobo Australiano) com cães domésticos do tipo Dálmata e Kelpie Australiano. O Australian é um animal compacto, ágil e com capacidade excepcional para o trabalho de pastoreio. Seu instinto protetor e sua lealdade o tornaram um guardião nato dos fazendeiros, seus rebanhos e da propriedade.


ASPECTOS GERAIS

Utilização: boiadeiro;

Tamanho: 43 a 48 centímetros para fêmeas e 46 a 51 centímetros para machos;

Peso: 16 a 20 quilos;

Pelagem: dupla, com subpelo curto e denso e o pelo reto, duro e assentado e bem resistente à chuva;

Longevidade: em média, 26 anos;

Temperamento: inteligente, protetor e confiável.

Border Collie

Nomeado o cão mais inteligente do mundo, o Border Collie reúne uma série de boas qualidades: é ágil, incansável, afetivo com os donos, atleta e pastor nato. Possui porte médio, bem proporcionado, apresenta habilidade e resistência. Os ancestrais do Border Collie tiveram origem na fronteira entre Inglaterra e Escócia. É um animal que possui instinto de apartação, capaz de atuar de forma independente no rebanho.


ASPECTOS GERAIS 

Utilização: pastoreio;

Tamanho: 53 centímetros os machos e as fêmeas podem ser menores;

Peso: 14 a 22 quilos;

Pelagem: subpelo macio e denso que os protege contra as mudanças climáticas. A cor pode variar, desde que a branca não seja predominante. A mais comum é a preta com faixas brancas no pescoço, patas, parte inferior dos membros e ponta da cauda;

Longevidade: 12 a 14 anos;

Temperamento: inteligente, responsável, alerta e dócil;

Fonte de pesquisa: Revista Anuário Cães.

19 de setembro de 2013

Lado gauche



A cada decisão que tomamos vamos definindo aos poucos a nossa vida. Na verdade, a vida é um emaranhado de decisões, contrapartidas e surpresas. Toda a decisão implica amadurecimento - sinônimo de evolução e crescimento pessoal. Desfazer-se de um objeto de apresso, mudar de cidade, se desligar de vínculos criados com pessoas, coisas e lugares... Podemos citar uma infinidade de mudanças. São poucos os que se atrevem a aventurar-se em um ambiente desconhecido com pessoas de pensamento diferente, pois a visão de mundo se distancia. Para conquistar estabilidade profissional ou alcançar mérito nos estudos, muitas vezes precisamos estar suscetíveis a enfrentar empecilhos e passar por mudanças internas bruscas. 


Para quem se apega fácil, o difícil é perder os vínculos. Mudar de horário, acordar mais cedo, mudar a alimentação, trocar de leitura, a cor das paredes, a maneira de se relacionar com as pessoas, a morte de um parente próximo... Não é fácil se desacostumar, mas nada que você não possa superar. O corpo acostuma e a mente aceita. O fardo só é dado para aqueles que possuem capacidade para carregá-lo. O mesmo acontece com as metas. Se você tem grandes metas, pode ter certeza que pode alcançá-las. Só depende de você e de sua força de vontade para encarar desafios em nome daquilo que deseja. Tudo depende das atitudes de cada um.

Lado gauche, torto, atravessado, coração saindo pela boca, espírito inquieto. A decisão irreversível é sempre dura, a saudade é um sentimento nobre, inspirador, fortalecedor. Fique feliz por onde for e jamais esqueça de seus ideais, da pessoa que lhe estendeu a mão quando você mais precisava e ofereceu uma grande oportunidade de ganho pessoal ou profissional. Quando não tiver motivos para sorrir, compartilhe da felicidade dos outros. A síndrome da inveja faz mal para a saúde.

18 de setembro de 2013

A rotina do jornalista


A verdade é que a rotina de um jornalista é não ter rotina. Para quem deseja atuar na área de jornalismo, terá que estar sempre bem informado sobre qualquer assunto. Não é fácil ser jornalista. É mais do que carregar um bloco de anotações, uma caneta e uma máquina fotográfica: é preciso ser astuto, ter coragem e fôlego. Segue abaixo tudo o que você precisa saber sobre a rotina e a carreira deste profissional:

1) Ao chegar à empresa ou ao veículo de comunicação onde trabalha (jornal, rádio, televisão, etc.), o jornalista precisará fazer uma pesquisa das últimas notícias e buscar referências em outras fontes de informação para saber o que se passa no momento. Terá ainda uma reunião com o editor ou chefe de redação, que irá designar as suas funções diárias e fazer uma breve avaliação de seu desempenho profissional. 

2) Após receber as pautas, terá de buscar a notícia. Para toda matéria há uma pessoa responsável e apta a respondê-lo. Seu dever é entrevistá-la, seja por telefone, pela internet ou pessoalmente. A reação da pessoa nem sempre será positiva, mesmo assim, mãos à obra: o seu comprometimento é com a notícia. Na hora de recolher as informações, você precisará mostrar para a fonte que domina o assunto. Pensamento rápido e uma resposta na ponta da língua demonstram que você é afiado e não será nada fácil esconder de você o fato principal.


3) Ao retornar ao local de trabalho, é hora de fazer a reportagem. Você precisa dominar o assunto para ter uma informação mais fundamentada, manter a calma e achar o gancho da notícia. O início do texto precisa estar relacionado ao título da matéria. Vale a pena lembrar que, se você começa a ler qualquer texto e não se interessa logo pelas primeiras linhas, dificilmente o leitor irá se atrair pelo assunto. O cuidado na escrita é fundamental. Qualquer erro ou frase má colocada pode acarretar em um incômodo entre as partes envolvidas. Vivemos em uma democracia, mas é necessário utilizar a liberdade de expressão com responsabilidade e precaução. A ética, o bom senso e a disciplina são características fundamentais para todo jornalista. 

Produzir um texto não é uma fábrica de sapato, onde tudo precisa sair sempre da mesma forma. Outro detalhe: você não poderá utilizar uma linguagem extremamente técnica e rebuscada para escrever uma reportagem, ao menos que seja exigido. Utilize uma escrita de fácil entendimento, como se você estivesse contando o assunto normalmente para alguém. Em alguns casos, além de repórter, você terá que ser também fotógrafo e a foto precisa estar relacionada ao tema (o chamado fotojornalismo).


4) Depois de pronta, a reportagem precisará da aprovação de um editor para contextualizar melhor o conteúdo e enquadrá-lo de acordo com a abordagem e o foco da empresa, caso seja necessária alguma alteração. Ele irá revisar o material e avaliar o grau de qualidade, além de confirmar, modificar e acrescentar informações, se for preciso. 

5) Conforme vai aumentando a rapidez na escrita, fruto da prática e experiência, o nível de matérias que você desenvolve irá aumentar. Geralmente, todos os veículos de comunicação contratam uma consultoria de um profissional especializado em análise crítica, que irá revisar criteriosamente o seu texto e apresentar melhores sugestões. 



"Estamos nos afogando em informação, mas carentes de conhecimento".

6) Finalmente é hora de colher os frutos da boa reportagem. Modificar o comportamento e o pensamento das pessoas, questionar temas importantes e trazer a verdade dos fatos: são alguns dos efeitos que a notícia desperta na sociedade. O chefe de redação poderá esclarecer o que você errou para que melhore da próxima vez. Explorar melhor a reportagem com outro ângulo, destacar o assunto principal, dividir com tópicos: você tem que admitir seus erros e aprender a corrigi-losCom o tempo você adquire experiência e melhora as suas técnicas de escrita e linguagem.


Ilustração de Eric Drooker que representa a "Lei da Mordaça", a qual proíbe a liberdade de expressão. 

SAIBA MAIS

O jornalista pode atuar como editor, redator, repórter, pauteiro, assessor de imprensa ou de comunicação social, apresentador e pode chegar a cargos de gerência. O salário do jornalista varia conforme a cidade e o veículo de atuação. O piso salarial em jornais e revistas da capital de São Paulo é de 2,7 mil reais e 2,2 mil no interior, com jornada de trabalho de cinco horas, segundo dados da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). 

A obrigatoriedade do diploma para jornalistas havia sido derrubada pelo Supremo Tribunal Federal em 2009, mas o Senado aprovou a emenda que restabelece a exigência de diploma em 2011. A proposta foi encaminhada para a Câmara dos Deputados e aguarda votação no Plenário.

Leia mais: Quais são as áreas da Comunicação e suas funções.

24 de agosto de 2013

Penso, depois logo


A sociedade nunca esteve tão conectada à internet em seus celulares, tablets, smartphones e iphones como antes, devido à cultura do imediatismo. Na era da informação instantânea, as redes sociais influenciam internautas que passam horas em frente ao seu computador ou celular, interagindo com outras pessoas, buscando informações e entretenimento a todo instante. Além de ficar por dentro de vários temas e assuntos, consumir conteúdos e conhecer lugares diferentes, é possível acompanhar a rotina de várias pessoas ao mesmo tempo, sejam elas conhecidas ou desconhecidas. A partir de seus perfis, captamos todas as informações como se já as conhecêssemos, sem nunca tê-las visto pessoalmente. Contudo, muitas vezes as pessoas não são na vida real, o que se mostram na internet. 

A maioria dos internautas sente a necessidade como se um comentário ou uma curtida suprisse toda a carência nos momentos ociosos. Claro que ficar o tempo inteiro navegando na internet não é saudável, por isso se faz necessário saber dividir o tempo. A insônia, a apatia, a sensação de isolamento e o estresse são alguns dos sintomas que indicam a dependência da internet. Estudos apontam que um terço dos brasileiros sofre de vício em celular. Este é um transtorno psicológico chamado Nomofobia, que pode requerer ajuda psicológica para minimizar o problema. 

DESCONECTADOS 

Os brasileiros aderiram a uma tendência norte-americana que visa acabar com a mania de ficar o tempo todo no celular na presença das demais pessoas. A brincadeira consiste em empilhar todos os celulares em cima da mesa quando estiver com os amigos reunidos, seja no bar, no restaurante ou lanchonete. O primeiro a tirar o celular da pilha paga a conta.

3 de agosto de 2013

Brasil conflagrado


Multidão protesta contra governo e corrupção. (Foto: Eduardo Enomoto/R7).

A greve nacional que aconteceu há dois meses resultou em greves paralelas, não na mesma proporção, mas os argumentos não cessaram. Empresas, membros de caráter pessoal, departamentos, setores, sindicatos, servidores públicos, trabalhadores, aposentados, docentes, partidários, independente do credo, cor ou causa, grande parte dos brasileiros foram às ruas para lutar pelos seus direitos. Inúmeras manifestações aconteceram ao mesmo tempo nas principais capitais do país, e municípios do interior também aderiram à onda dos protestos. É um movimento democrático que já marcou parte da história. 

Milhares de cidadãos tomaram as ruas para reivindicar o seu descontentamento com todas as mazelas que afligem o país e, consecutivamente, afetam a todos nós. A violência enfraqueceu a união dos protestantes que foram atingidos por balas de borracha, gás lacrimogênio e spray de pimenta. Todos os armamentos necessários para "temperar a ordem". Alguns que não representavam o movimento quebraram vitrinas de estabelecimentos comerciais, roubaram mercadorias e os mesmos espalharam terror, o que afetou a imagem das pessoas de boa índole e caráter que lutavam pelos seus direitos.

O povo acordou e o Governo perdeu o sono. Resoluções foram propostas, algumas delas foram aceitas. Embora o Brasil esteja em evidência com a Copa das Confederações, com a Copa do Mundo e com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o manifesto emergiu uma série de antigos impasses que necessitam ser resolvidos com urgência e que não podem ser negligenciados pelas autoridades. Entre os hospitais que atendem enfermos em situação precária e instituições de ensino que educam crianças com a superação, resta apenas a esperança de que os mais acalentados tenham direito à voz e vez.

23 de junho de 2013

Saiba tudo de Tatá Werneck

Um grande desafio: tentar falar sério com uma mulher que só faz piada. Esta é Talita Werneck Arguelhes, mais conhecida como Tatá Werneck, ex-estrela da MTV, onde fazia os programas "Quinta categoria", "Comédia MTV" e "Trolalá". Ela participou de uma trupe de comediantes, os "Deznecessários" e ganhou alguns prêmios como de "Melhor humorista feminina do Brasil". Tatá ganhou destaque da mídia depois de interpretar a periguete "Valdirene", em novela da Rede Globo, no ano passado, e agora "Danda", sua primeira protagonista. Também apresentou os programas "Sem análise" e "Tudo Pela Audiência" ao lado do humorista Fábio Porchat, ambos no Multishow. Aos 31 anos, Tatá é carioca de nascimento, formada em publicidade e uma comediante 24 horas por dia de forma espontânea. 


Tatá Werneck é muito mais do que a baixinha do humorístico. É uma das melhores comediantes brasileiras da atualidade, que descobriu desde cedo os seus dotes artísticos. Ela tem mais de 6 milhões de seguidores no Twitter e criou o movimento "Agora vai", para as meninas que estão em um relacionamento enrolado. "Os Inclusos e os Sisos", Teatro de Mobilização pela Diversidade, fundado pela Tatá com amigos da faculdade em 2004, é o primeiro grupo no Brasil a fazer uma peça totalmente acessível a pessoas com deficiência, com intérprete de libras, material em braille, entre outros. 

Quando criança, Tatá diz ter sido viciada no seriado Chaves. Chiquinha, a menina sardenta e implicante da vila, interpretada pela atriz María Antonieta de Las Nieves, é a sua personagem preferida. Mas ela gosta mesmo de um humor escrachado. Inclusive, Tatá já foi expulsa do colégio "por ser muito bagunceira" e confessou ter ido com roupa de dormir para a sala de aula. Na época, a diretora da escola sugeriu para a sua mãe, a escritora Claudia Werneck, canalizar a sua criatividade para alguma coisa. Foi aí que entrou para o teatro aos nove anos de idade.

Tatá se considera muito religiosa e de muita fé, mas não tem uma religião. "Tem coisas que acontecem na vida que são muito cruéis e eu tenho uma visão de que tem uma coisa muito maior [...], algo que me sustenta e me faz sempre querer evoluir como pessoa, como cidadã, como amiga, como mulher, querer sempre não agir pelo ego, mas agir de coração".
"Tem que estar em prol da história, a vaidade e o ego atrapalham o improviso. O humor desperta em mim uma felicidade, rompe barreiras e é uma fonte de sobrevivência. Porém tem um limite, que é o bom senso". - Tatá Werneck

Confira a hilária Fernandona, personagem criada e interpretada pela atriz Tatá Werneck, sendo entrevistada pela jornalista e apresentadora Marília Gabriela, no programa "De Frente com Gabi" do SBT, em 2011.

22 de junho de 2013

Cão que fala, gente que late

Na era atual, a sociedade tem cada vez menos tempo para ter filhos ou cuidar da própria casa. Dentro dessa realidade, a solução mais viável é escolher um cão para suprir carências e proteger a casa. O mercado pet cresceu, acompanhado de todas as mazelas do país. Seguidamente, constatamos cenas deprimentes de andarilhos jogados nas ruas em condições de miséria, sem amparo da família e vivendo de esmolas, enquanto cachorros vivem de ostentação sendo tratados como se fossem artigos de luxo. Estamos vivendo uma inversão de valores. Você concorda com isso?

Em um dos primeiros filmes que têm um animal na trama, o humorista Charles Chaplin interpreta um mendigo que mora em um terreno baldio com um cachorro chamado Scraps, no episódio "Vida de Cachorro", em 1918.

Cada vez mais os animais de estimação são tratados como gente e recebem cuidados exagerados: são perfumes importados, tratamentos dentários, produtos de beleza, além de outras futilidades. Quem trata o cachorro como filho, se faz necessário saber dosar os limites do exagero e reconhecer a realidade que vivemos hoje. 

Grande parte das pessoas carentes que batalham para conseguir o seu próprio sustento, são discriminadas e sofrem de problemas sérios de saúde por não receber o tratamento mínimo adequado. Já quem maltrata animais, geralmente têm um problema psicológico, o que pode ser desde um trauma até transtorno mental ou afetivo. Não deixe este crime passar impune. Denuncie!

Engana-se quem pensa que os animais também não sofrem. Muitos deles se tornam companhia dos humanos que vagam pelas ruas sem destino. Triste realidade. Quisera eu que tudo fosse diferente. Que os animais não fossem tratados como objetos e que os mais desfavorecidos tivessem a certeza de um futuro melhor. Mas podemos construir uma realidade diferente. Gestos simples podem tornar o mundo um lugar melhor.

3 de junho de 2013

Por amor



Amor é sinônimo de gratidão. É válido aproveitar o tempo para se inspirar e absorver as coisas boas da pessoa amada. Se você ama de verdade, se torna grato pelos ensinamentos adquiridos. E quando você absorve coisas bacanas, consequentemente, quer mostrar todo amor que sente e tem necessidade de agradecer por ter entrado em sua vida. Quando você ama alguém, coisas boas acontecem, mas, às vezes, as pessoas acabam se esquecendo. Com gestos e palavras, os dois acabam se influenciando mutuamente. Um é a esponja e o outro é a água, um é o álcool e o outro é a gasolina. Mas sempre acabam se entendendo e se completando, pois um é preciso do outro para sobreviver. Casais que procuram se ajudar podem reanimar os dias do outro, que irá se sentir uma pessoa melhor ao seu lado. Daí vem a gratidão de fazer um pouco por quem faz muito por você.

Entretanto, existe uma linha tênue entre a admiração e a obsessão. O cérebro costuma ocupar o segundo plano em momentos assim e os sentimentos podem ser enganadores. Não deixe o amor atrapalhar, corromper ou interromper sua vida. É necessário saber a quem entregar o seu amor para poder recebê-lo na mesma proporção. Algumas histórias podem ser lindas e melancólicas ao mesmo tempo. Outras podem ser sutis e, mesmo assim, podem se transformar numa lástima que a maioria de nós guarda: a decepção e a busca pelo conformismo. Cada sentimento tem preso em si uma história e cada escolha uma consequência. Por amor, antes de qualquer instante, tenha um propósito para todo o sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros