22 de setembro de 2013

Meu cão ideal

Trata-se de uma série de postagens na sua busca pelo cão certo. Ou ainda, uma amostra de cães de acordo com o perfil de cada pessoa para a melhor escolha, independente de padrões de beleza, raça, porte ou aptidões. Estamos selecionando algumas raças de cães com todas as informações necessárias para você estudar com calma, carinho e atenção o padrão das raças. Este é o primeiro passo a ser seguido por quem deseja adquirir um animal de estimação.

CUIDADOS NECESSÁRIOS

Ao ser adotado ou comprado, o filhote deve estar desmamado e, de preferência, próximo de 40 a 45 dias de vida. O ideal é levá-lo para casa e observá-lo durante o período de adaptação, que pode variar entre 7 e 10 dias. É importante levar o seu cão ao veterinário regularmente para uma análise do seu estado geral, se está livre de verminoses e apto a iniciar o esquema de vacinação. Os passeios nas ruas devem ser feitos somente após receber todas as vacinas. É importante evitar o contato do filhote com outro animal antes de estar com o esquema da vacinação completo, porque existem algumas doenças das quais ele ainda não está imune e por isso fica mais propenso a desenvolvê-las.

ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE

A alimentação caseira adequada oferece vários riscos à saúde do animal, incluindo obesidade, falta de proteínas, problemas gástricos, ósseos, articulares e dermatológicos. A ração é uma alimentação balanceada.

LIVRE DE PULGAS E CARRAPATOS

Atualmente, existem produtos muito eficazes aos quais se pode recorrer. Nos últimos anos, os talcos e xampus anti-pulgas foram praticamente substituídos por produtos de aplicação tópica, geralmente usados no dorso do animal.

Bernese Mountain Dog

Um dos cães mais conhecidos e apreciados da Suíça é o Bernese Mountain Dog, também chamado de Boiadeiro Bernês ou Bouvier Bernesiano. Originalmente foi muito utilizado como cão de tração e de guarda nas fazendas. Porte grande, dócil e bem disposto, é um cão que se apega ao dono. Apresenta agilidade tanto para pastoreio quando para tração em regiões montanhosas. Geralmente é mantido dentro de casa e vive em harmonia também com animais, sejam de outra ou da mesma espécie.


ASPECTOS GERAIS

Utilização: tração, pastoreio, guarda e companhia;

Tamanho: 64 a 70 centímetros para machos e 58 a 66 centímetros para fêmeas;

Peso: proporcional ao tamanho e estrutura;

Pelagem: grossa e de tamanho médio, podendo ser lisa e levemente ondulada. Possui três cores, com predominância da cor preta e manchas ruivas e brancas;

Longevidade: 12 a 13 anos;

Temperamento: inteligente, dócil, companheiro e apegado ao dono.

Australian Cattle Dog

Originário da Austrália, o Boiadeiro Australiano - como também é chamado - possui porte médio, musculatura denotando agilidade, força e resistência. Foi desenvolvido a partir de cruzamentos do Dingo (Lobo Australiano) com cães domésticos do tipo Dálmata e Kelpie Australiano. O Australian é um animal compacto, ágil e com capacidade excepcional para o trabalho de pastoreio. Seu instinto protetor e sua lealdade o tornaram um guardião nato dos fazendeiros, seus rebanhos e da propriedade.


ASPECTOS GERAIS

Utilização: boiadeiro;

Tamanho: 43 a 48 centímetros para fêmeas e 46 a 51 centímetros para machos;

Peso: 16 a 20 quilos;

Pelagem: dupla, com subpelo curto e denso e o pelo reto, duro e assentado e bem resistente à chuva;

Longevidade: em média, 26 anos;

Temperamento: inteligente, protetor e confiável.

Border Collie

Nomeado o cão mais inteligente do mundo, o Border Collie reúne uma série de boas qualidades: é ágil, incansável, afetivo com os donos, atleta e pastor nato. Possui porte médio, bem proporcionado, apresenta habilidade e resistência. Os ancestrais do Border Collie tiveram origem na fronteira entre Inglaterra e Escócia. É um animal que possui instinto de apartação, capaz de atuar de forma independente no rebanho.


ASPECTOS GERAIS 

Utilização: pastoreio;

Tamanho: 53 centímetros os machos e as fêmeas podem ser menores;

Peso: 14 a 22 quilos;

Pelagem: subpelo macio e denso que os protege contra as mudanças climáticas. A cor pode variar, desde que a branca não seja predominante. A mais comum é a preta com faixas brancas no pescoço, patas, parte inferior dos membros e ponta da cauda;

Longevidade: 12 a 14 anos;

Temperamento: inteligente, responsável, alerta e dócil;

Fonte de pesquisa: Revista Anuário Cães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros