Aos preguiçosos de plantão ou a quem possa interessar, lhes alerto sobre a realidade alarmante do aparecimento precoce de problemas de saúde que antes costumavam aparecer somente em adultos. Muito se fala na condição de saúde dos idosos, mas e a saúde dos jovens? Dê play e ouça a música enquanto lê.
JOVENS X SEDENTARISMO - Ao acompanhar os hábitos da sociedade atual, é perceptível a considerável parcela que apresenta dificuldade de concentração, coordenação motora e habilidade para praticar esportes ou fazer atividades físicas. Para piorar a situação, muitos passam horas a fio conectados na internet, trazendo danos à saúde, como problemas posturais, dores nas articulações e problemas de visão, devido ao uso excessivo da tecnologia. Os jovens estão cada vez mais propensos à cair no ócio com seus aparelhos eletrônicos. Deixe seus gadgets de lado e coloque o seu corpo em movimento.
É importante ressaltar a recente estatística da Organização das Nações Unidas (ONU), que aponta problemas de saúde mental em um a cada cinco jovens no mundo. Médicos orientam a redobrar atenção e cuidar efetivamente de seu bem estar físico e mental. Compartilho o mesmo pensamento do filósofo John Locke: "Mente sã em um corpo são, é uma descrição curta, mas completa, de uma condição feliz neste mundo".
CONSEQUÊNCIAS DA MÁ ALIMENTAÇÃO - Outro agente nocivo a que os adolescentes e crianças se expõem hoje é a má alimentação. As refeições a que estão submetidos conferem pouco tempo de preparo e baixa qualidade nutricional, desde fast-food (comidas instantâneas) até alimentos industrializados, doces, salgados e refrigerantes. Estima-se que beber uma lata de refrigerante por dia durante um mês é o mesmo que ingerir um quilo de açúcar, deixando o consumidor vulnerável à obesidade, diabetes, hipertensão e demais doenças ligadas ao excesso de peso. Você é o reflexo daquilo que consome.
MOVIMENTE-SE - A maioria dos jovens diz se preocupar com a saúde, mas não encontra tempo livre para preparar uma alimentação equilibrada e praticar esportes. Diante dessa situação, deve ser adotada uma mudança de hábitos de vida. Para uma vida saudável, o básico se torna fundamental: movimente-se. Movimento corporal, cerebral, visceral. Caminhar pelo menos um quilômetro diariamente, ter uma dieta rica em proteínas, nutrientes e ter uma boa noite de sono, podem lhe beneficiar a uma vida mais saudável e equilibrada, deixando velhos hábitos no passado com iniciativa e dedicação.
VALE A PENA ASSISTIR
Assista ao documentário Muito Além do Peso, que retrata a realidade alarmante da obesidade infantil no Brasil e no mundo. Este vídeo promove um debate e reflexão acerca do assunto, excelente para conscientizar a todos sobre os malefícios da má alimentação.
PARTICIPE
Você deixou de ser sedentário e passou a se alimentar corretamente? Compartilhe conosco as experiências dessa mudança de hábitos e os benefícios de uma vida saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário