10 de novembro de 2014

Carta aberta ao consumismo inconsciente

Caros cidadãos que alimentam o consumismo exacerbado, atento para o comportamento descompromissado com o meio ambiente quanto ao descarte de lixo. Muitos não costumam se importar com o que está acontecendo da porta da sua casa para fora, mas eu lhes afirmo: os problemas ecológicos e o desequilíbrio biológico vão muito além do que supomos. O mundo em que vivemos assolado pelos morros de lixo, aterros sanitários mal projetados, além de eletrônicos depositados em áreas impróprias, clama por uma solução urgente, dada por órgãos públicos com incentivo de empresas quando se fala em sustentabilidade.


Segundo o oceanógrafo Charles Moore, o maior depósito de lixo do mundo não se localiza em terra firme: está no Oceano Pacífico, numa imensa região do mar, cujo tamanho já se aproxima de 680 mil quilômetros quadrados. Moore estima que estejam reunidos cerca de 100 milhões de toneladas de detritos, que vão desde peças de brinquedos Lego até caiaques. Acredita-se que 90% do lixo flutuante nos oceanos é composto de plástico, presente em garrafas pet, embalagens e em mercadorias variadas. Os detritos reunidos nessas águas se decompunham na natureza, mas a durabilidade dos plásticos modernos de objetos cotidianos mudou bastante - eles podem levar centenas de anos para se degradar. Assim, posso dizer que tudo isso é consequência do capitalismo gerando a destruição ambiental, acompanhado do caos social e urbano. Triando o caminho do individualismo, segue-se a produção de refugo humano, devido ao consumo em excesso e à grande quantidade de lixo acumulada. Que planeta você deixará para as gerações futuras?

De acordo com o Programa Ambiental da ONU, o entulho plástico despejado pelo homem nos mares mata a cada ano mais de um milhão de pássaros e cem mil mamíferos marinhos, e sua entrada na cadeia alimentar representa risco para a saúde humana. Marcus Eriksen, ambientalista, ressalta que a matéria prima desse material atua como esponja atraindo substâncias químicas produzidas pelo homem, como hidrocarbonetos ou o pesticida DDT. O que vai para os oceanos vai para esses animais e volta para seu prato.


O mesmo lixo que você jogou fora ontem, hoje pode causar enchentes em dias de chuva. Portanto, o básico se torna fundamental: lugar de lixo é no lixo. Poucos sabem, mas os pássaros que ajudam no reflorestamento e equilíbrio climático, acabam confundindo chicletes com alimentos no espaço urbano e morrem. Temos que cuidar da ecologia do nosso planeta para que não seja devastada completamente, além de praticar o consumismo deliberado e descartar de forma consciente pensando no futuro da humanidade. Semeie o bem: plante uma árvore!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros