30 de setembro de 2015

19 lições que aprendi nesses 19 anos


Nesta segunda-feira (28), completei 19 anos, com direito a um presente vindo dos céus: dois fenômenos raros aconteceram de uma só vez - a Superlua sangrenta e a eclipse lunar total -, vistos no mundo todo, no dia 27 de setembro até o início da madrugada do dia 28. Particularmente, eu nunca simpatizei com os números ímpares, mas esses 19 podem ser especiais. 

Observando a lua, pensando na vida, há momentos que a gente reflete: "Será que eu vou conseguir chegar lá?". Temos sonhos, temos medos, são tantas razões que nos deixam com dúvidas. Coisas boas acontecem na minha vida, tudo flui na medida do possível e com esforço e dedicação os resultados aparecem, mas acredito que nada acontece por acaso, tudo tem um propósito. Por isso prefiro enxergar o lado bom de tudo à minha volta, fazer o meu melhor e agradecer sempre. 

Maturidade não tem nada a ver com quantos anos de vida você tem, mas o quanto você aprendeu com as experiências que já teve. Estar de aniversário é um ano a mais que recebemos para amadurecer e evoluir numa versão cada vez melhor de nós mesmos. Por isso, decidi escrever uma lista de todas as coisas que aprendi antes dos 19.

1 - É preciso ter boa índole acima de tudo e julgar o que é melhor e o mais correto para você. Às vezes tudo o que precisamos é saber fazer as escolhas certas.

2 - Melhor que escrever é colocar em comunhão tudo que você faz com as palavras que você diz.

3Tendo paz as coisas sempre ficarão bem na sua vida.

4 Você pode tudo, errar e acertar, começar e recomeçar, voltar atrás e consertar os erros cometidos, quantas vezes quiser. 

5A vida é muito curta para perder tempo tentando impressionar quem nem ao menos se importa com você. Ter amizades e relacionamentos por conveniência não faz de você alguém popular, mas um babaca. 

6 - Apague da sua memória tudo aquilo que te faça mal ou esteja ocupando um espaço obsoleto em meio às suas recordações. Carregue consigo tudo aquilo que realmente importa, não coloque um peso a mais nos seus ombros.

7 - Não dê ouvidos a quem não tem nada a dizer. Só você sabe onde é capaz de chegar, não se deixe influenciar pela opinião dos outros.

8 - É preciso estar convicto e seguro de si, mesmo sabendo que você não será capaz de agradar a todos. Não vale a pena viver a fim de agradar os outros.

9Com o passar do tempo, você vai perdendo contato com os amigos da escola ao entrar na faculdade, mas quem realmente gosta de você vai ficar do seu lado. 

10Não espere o tempo passar para que você aprenda a valorizar quem te ama e se importa com você. Demonstre o quanto as pessoas são importantes na sua vida, nos pequenos gestos do dia a dia.

11 Tirar a carteira de habilitação não faz de você um bom motorista, no máximo um convencido.

12 Sua felicidade não depende apenas de coisas materiais, visíveis ou palpáveis, mas sim de sua forma de ver e estar no mundo. 

13 Diga adeus para o ontem e não deixe nada atrapalhar o seu caminho. Siga em frente.

14 - Altos e baixos servem para que você aprenda a valorizar os bons momentos vividos e ter a certeza que o melhor ainda está por vir.

15 - As coisas têm seu tempo certo para acontecer. Tenha paciência (ainda aprenderei).

16 - O melhor remédio para resolver um desentendimento é o esquecimento.

17 - A vida não é tanto sobre um final feliz. É sobre o percurso em busca desse final feliz.

18 - Aniversário é muito importante para mim. Inclusive já anotei o nome de todos aqueles que não me deram os parabéns pessoalmente ou pelas redes sociais para lembrar-me disso em outras ocasiões.

19 Escrever um blog consome boa parte do seu tempo. É abdicar de certas coisas e passar horas em frente ao computador escrevendo para leitores como você, que acompanham as postagens até o fim.

SAIBA MAIS


Esta é a primeira vez em 33 anos que ocorre a combinação de uma Superlua com um eclipse. O último evento semelhante aconteceu em 1982 e o próximo vai ser somente daqui 18 anos, em 2033. Esse já não é um bom motivo para agradecer por mais um ano de vida? Eu acredito que sim.

Vida: sonhos e ilusões


A verdade é um peso de duas medidas. Dependendo do contexto em que ela é inserida, amansa ou agita nosso oceano de pensamentos. Nestes, se escondem nossos sonhos, dos menores aos mais importantes. Da mesma forma que a calmaria do oceano pode se desfazer em questão de segundos, assim funciona nossa mente. Ainda que andemos trajados de princípios e valores, estamos constantemente expostos, cercados de julgamentos sob olhares alheios, como se estivéssemos totalmente desnudos, repousando nas falésias da planície costeira da enseada, banhadas por respingos de ilusões que saltam de nosso pensamento. 

Nossas metas são ilhas que podemos vislumbrar na imensidão do oceano. À luz do dia, a lua não podemos enxergar, ressalvo raras exceções em que ela aparece nos céus claros. Com a mesma baixa frequência, temos uma súbita visão que reflete quem somos e passamos a descobrir quem são verdadeiramente as pessoas que contamos nossos planos. Sonhos são doces feito romã, por isso costumam atrair abelhas em seu entorno. Basta declararmos em voz alta alguns deles, para que fiquemos cercados de opiniões infundadas e pitacos contrários às nossas ideias. 

Da doçura de nossos sonhos com sabor de romã, espalhamos sementes de esperança, de onde nascem piranhas que abocanham nossas energias. Metaforicamente falando, as piranhas são as pessoas que não sabem vibrar com a felicidade do outro e fomentam a inveja, fruto da incapacidade. Os tigres, por sua vez, representam nossa força interior. Quando permitimos sermos afetados pelos sentimentos negativos, nossos tigres se voltam contra nós. Com a mesma fúria, eles se transformam em tigres raivosos, dispostos a dilacerar nossos sonhos em pedaços com as suas garras afiadas. Assim, nossa força para seguir em frente e lutar pelo que acreditamos é afetada, virando frustração e insegurança. A partir de então, passamos a nos sabotar, como se estivéssemos na mira da espingarda desses tigres infames. 

Nossos sonhos são como elefantes flutuantes com pernas de aranha carregando um obelisco, tamanho o grau de importância que colocamos neles e devido a fragilidade com que andam sobre as indecisões que habitam nossos pensamentos. Os questionamentos que fazemos com relação a nós mesmos têm grande impacto na construção de um sonho. Ainda que todos os nossos sonhos reunidos tenham o peso de um elefante, eles continuam acima de tudo, da piranha figurada de inveja, do tigre feroz disfarçado de pessimismo e da espingarda representando os maus pensamentos. O que nos faz acreditar que os nossos sonhos são assim, sublimes e inalcançáveis. 

Do penhasco de realizações, nascem árvores que simbolizam a fortuna, onde resplandece a luz da vitória alcançada. Do mesmo modo que as pedras demoram tempo para se solidificarem, nossos sonhos demoram a acontecer. Mas ambos podem desmoronar rapidamente. Na sombra da romã, se encontra nosso coração, guiado pela aliança que temos com os nossos sonhos. Essa é a inconstância de algo que chamamos de "vida", sem ao menos sabermos a definição exata dessa palavra. Pensando bem, talvez tudo não passe de um sonho, mera ilusão.

SAIBA MAIS


A obra Sonho causado pelo voo de uma abelha em torno de uma romã um segundo antes de acordar, do pintor surrealista espanhol, Salvador Dalí, tem um dos nomes mais longos já criados e hoje fica exposta no Museu Thyssen-Bornemisza, em Madri, capital da Espanha. Datada de 1944, feito com tinta a óleo e medindo 51 x 41 cm, a pintura foi inspirada num sonho de Gala, musa inspiradora e esposa do artista catalão. 

23 de setembro de 2015

Playlist verão 2015/2016


Dia 21 de dezembro se inicia o verão no Hemisfério Sul. Na estação mais quente do ano tudo é mais feliz, animado e pede a companhia de uma boa seleção de músicas. Portanto, está aí a playlist verão 2015/2016, com as 50 músicas que mais tenho escutado no momento. A trilha sonora é ideal para praticar atividades físicas, ouvir durante a viagem e caminhar à beira mar. Tem Demi Lovato, Taylor Swift, Calvin Harris, David Guetta, Avicii, Tove Lo e muito mais. Embora algumas músicas sejam de alguns anos atrás, continuam entre as mais tocadas. Afinal, não existem músicas "velhas", elas não vêm com prazo de validade. Ouça:

Demi Lovato - Cool for the Summer



Major Lazer & DJ Snake - Lean On (feat. MØ) 



Kygo - Firestone ft. Conrad Sewell




Justin Bieber - Sorry



Mapei - Don't Wait



Lilly Wood & The Prick and Robin Schulz - Prayer In C (Robin Schulz Remix)



Taylor Swift - Bad Blood ft. Kendrick Lamar



Fifth Harmony - Worth It ft. Kid Ink



Calvin Harris & Disciples - How Deep Is Your Love




David Guetta - Hey Mama ft Nicki Minaj, Bebe Rexha & Afrojack



Robin Schulz - Headlights feat. Ilsey




Axwell /\ Ingrosso - Something New



Calvin Harris - Summer



Martin Garrix - Animals 




David Guetta & Showtek - Bad ft. Vassy




Nico & Vinz - Am I Wrong




Calvin Harris - Feel so Close



will.i.am - This Is Love ft. Eva Simons



Silentó - Watch Me 



Galantis - Runaway (U & I)



David Guetta - Lovers On The Sun ft Sam Martin

 

Fergie - LALove La La Final Explicit HD ft. YG



David Guetta - She Wolf (Falling To Pieces) ft. Sia 



Swedish House Mafia - Don't You Worry Child ft. John Martin



Avicii - Waiting For Love



Macklemore & Ryan Lewis - Thrift Shop (feat. Wanz)



Jason Derulo - "Want To Want Me" 



Jess Glynne - Hold My Hand



OMI - Cheerleader (Felix Jaehn Video Edit)



Mike Mago & Dragonette - Outlines (Original Mix)



Alex Adair - Make Me Feel Better



Fifth Harmony - Sledgehammer



Olly Murz - Wrapped Up ft. Travie McCoy



R3hab & Trevor Guthrie - SoundWave 



Dillon Francis, DJ Snake - Get Low



Alesso - Heroes (we could be) ft. Tove Lo



Tove Lo - Habits



Tove Lo - Talking Body



Tiësto & KSHMR feat. Vassy - Secrets 



R3HAB & KSHMR - Karate



Afrojack & Martin Garrix - Turn Up The Speakers 



The Fault In Our Stars - Charli XCX - Boom Clap



Tove Lo - Scream My Name 



Kiesza - Hideaway



Dimitri Vegas, Martin Garrix, Like Mike - Tremor 



Tove Lo - Talking Body



Avicii - The Nights



Calvin Harris - We'll Be Coming Back ft. Example



Calvin Harris - Outside ft. Ellie Goulding



Tove Lo & Lucas Nord - Run On Love (QOTC Edit)



Faltou alguma música que você gostaria de ouvir? Deixe a sua sugestão nos comentários.

22 de setembro de 2015

O que perdemos quando pulamos etapas da vida



Não é preciso de muito esforço para perceber que a nova geração de crianças e adolescentes está cada vez mais precoce, pulando muitas etapas da vida. Basta observar melhor o mundo à sua volta. Hoje palavras como "ficar", "pegar" e "comer" fazem parte das conversas nas rodas de amigos e ganharam um novo sentido, nenhum pouco inocente. A balada é ambiente de caça. "De copo sempre cheio, coração vazio". Jovens da faixa entre os 12 (senão menos) aos 20 e poucos anos levantam copos cheios de bebidas alcoólicas (sim, nada de Coca-Cola), cantam em coro frases de músicas que são conhecidas e dançam incansavelmente coreografias um tanto quanto obscenas. Buzz Lightyear e Woody deixaram de ser os melhores amigos e os brinquedos mudaram. Na boa, se você tiver menos de 18 anos, larga esse copo de Whisky e volta para o seu Nescau. Cada etapa tem seu tempo certo para acontecer.


A cantora e compositora britânica Amy Winehouse ficou conhecida mundialmente por suas músicas de sucesso e pelo abuso de drogas e bebidas que levaram-na à morte

É comum nas redes sociais ver adolescentes durante a semana compartilhando imagens de positividade, paz, frases prontas e nos finais de semana contradizendo tudo o que haviam pregado. Na maioria das vezes, postam fotos que remetem ao alcoolismo, carregadas de legendas do tipo: "O melhor final de semana da minha vida!" - "Eu fiz isso? Nossa, nem lembro!". Quando você acha que tudo e todos estão pirando. Crianças, um recado para vocês: não vale a pena substituir os desenhos animados por festas em boates. Nunca percam a inocência. Continuem acreditando que a vida não vai muito além de Tom perseguindo Jerry, Papa-Léguas fugindo das armadilhas do Coiote e da Esquadrilha Abutre tentando pegar o Pombo Correio. 

É preciso saber dividir as fases da nossa vida e aproveitar ao máximo cada uma delas. Não dá para misturar a infância com a adolescência e a fase adulta, muito menos Whisky com Nescau. Primeiro beba seu Nescau, depois quando já tiver idade suficiente de pagar as suas contas e se virar sozinho, está permitido beber Whisky (desde que com moderação). "Que careta. Quem não faz isso?". Creio que você não precisa se comportar como a maioria, pois cada um possui seu direito de escolha. Pessoas que seguem/adoram modinhas geralmente não têm personalidade. É preciso ter boa índole acima de tudo e julgar o que é melhor e o mais correto para você. Às vezes tudo o que precisamos é saber fazer as escolhas certas.

Mais tarde, você vai entender que o mundo em que vivemos vai muito além de desenhos animados. Na confusão e nas consequências, vai tropeçar na vida pela falta de experiência, mas só assim, vai aprender com os erros e acertos. Vai encontrar na sua frente um leque de opções, trilhos duplos e um nó para desenrolar ao longo desta fase quase-adulta. Vai se deparar com a sua primeira decepção amorosa: laranjas não são limões e nem procuram por metades. Na adolescência, vai procurar por limões para espremer na bebida. Sem pestanejar, vai querer voar para longe da barra da saia da mãe - às vezes, mais longe do que deveria. 

Um dia os trinta anos vão bater à porta e você vai querer voltar aos quinze. Com a idade adulta vem o benefício de controlar a nossa vida, assim a maioria dos nossos dias de espera fica pra trás. Mas estamos perdendo alguma coisa quando não mais sentimos prazer e expectativas. Com a espera vem a surpresa e, eventualmente, a emoção de receber o que tanto queríamos. Muitos acham que felicidade é definição para falta de bom senso. Já dizia o político e filósofo inglês, Francis Bacon: "Escolher o seu tempo é ganhar tempo". Temos que viver a nossa vida e aproveitá-la da melhor forma possível para conquistar a felicidade plena. O que você não adquire com um ingresso por trinta reais.

21 de setembro de 2015

Diário de um Banana, Muito mais que 5inco minutos e Frozen são os preferidos das crianças

Apesar da insistente e fraca chuva durante o oitavo dia da 28ª edição da Feira do Livro, o público não diminuiu e não deixou de comparecer para conferir os livros das 16 bancas instaladas no Pavilhão 2, no Parque da Oktoberfest. A maior parte dos visitantes corresponde ao público infantil, na faixa entre os três e 13 anos, e consome grandes volumes de obras literárias, com preços que vão desde R$ 1 até R$ 315. A série de livros "Diário de um Banana" é a preferida do público infantil, recorde de vendas na Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. Na lista dos mais procurados estão os títulos "Muito mais que 5inco minutos", de Kéfera Buchmann, e "Frozen: Uma aventura congelante", da Disney.
RAIO X
Confira as obras infantis mais vendidas nos oito primeiros dias de evento:
Livraria Magnociro Comércio de Livros – Porto Alegre

1º – "Muito mais que 5inco minutos", de Kéfera Buchmann

O funcionário Pedro Santos entende que o sucesso do livro infanto-juvenil é devido ao grande número de seguidores da youtuber Kéfera Buchmann, nas redes sociais.
Livraria Santa Rita – Santa Maria

1º – "Frozen: Uma aventura congelante", da Disney

Segundo o livreiro Sérgio Renato de Medeiros, o livro do desenho animado Frozen é bastante procurado pelo público infantil por estar próximo a elas na televisão e no cinema.
Livraria Recanto das Letras – Porto Alegre
1º – "Muito mais que 5inco minutos", Kéfera Buchmann

2º – "Eu Fico Loko 2", de Christian Figueiredo

O livreiro Luís Pacheco conta que ambos os livros atraem o público por conta da proximidade dos autores com a internet.
As colegas do Colégio Mauá, Izalici Rodrigues e Letícia Lopes, de 11 anos, comentam que o livro "Muito mais que 5inco minutos" traz fotos de Kéfera e conta em detalhes como ela começou a fazer seus vídeos no YouTube e toda a sua vida, desde quando era adolescente. "A Kéfera é muito engraçada", concordam.

Julião Aibar Tesch (autor independente) – São Leopoldo

1º – 
"Caolha", de Julião Tesch


O escritor e professor universitário aposentado Julião Aibar Tesch revela que a capa do livro é o atrativo do público infantil. "A capa é bonita e bastante atrativa. Na contracapa tem carinhas engraçadas", conta. O livro contém quatro ou cinco poemas filosóficos de fácil entendimento para as crianças, trazendo histórias que vão desde a vida intrauterina até a morte.
Nooble Book – São Leopoldo
1º – "Diário de um Banana", Jeff Kinney

2º – "Revista Turma da Mônica Jovem", de Mauricio de Sousa

O proprietário Volmir Dias entende que a procura pelos títulos deve-se ao baixo valor agregado. "Os livros ficam dentro da vivência da escola. Os públicos-alvo são infantis e juvenis", esclarece.
JLB Livros – Porto Alegre

1º – "Mini clássicos", da Coleção Arco-Íris

2º – "Truques e Mágicas", de Norm Barnhart

O proprietário Jorge Barbosa conta que ambos os livros são bastante procurados pelas crianças por estarem em promoção. Segundo Barbosa, o livro de Norm Barnhart traz mágicas simples e bem objetivas.
Editora Pradense – Porto Alegre

1º – "Lanche das Princesas", da Abril Coleções

O proprietário Ricardo Stefani afirma que o livro é diferente e contém uma lancheira de brinde, por isso atrai as crianças.
Livraria Magia da Leitura – Porto Alegre

1º – "Frozen: Uma aventura congelante", da Disney

2º – "Divertidamente", da Disney

O funcionário Ademar dos Santos entende que os livros da Disney são bastante procurados por causa dos seriados e filmes que passam na televisão.
Livraria Nova Roma – Porto Alegre

1º – "Diário de um Banana", de Jeff Kinney

2º – "Naruto", de Masashi Kishimoto

O proprietário Rafael Santos conta que os livros são os mais vendidos porque fazem parte de uma coleção. "O mangá do Naruto passa na televisão, por isso chama a atenção das crianças", esclarece.
CLF Livraria Ferraz – El Dorado do Sul

1º –  "Turma da Mônica: Lendas Brasileiras", de Mauricio de Sousa

2º – "Diário de um Banana", de Jeff Kinney

Conforme o proprietário Antônio Ferraz, a procura dos livros deve-se ao gosto das crianças pelos desenhos e ilustrações.
Banca do Livro – Porto Alegre

1º – "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry

2º – "Cinderela Pop", de Paula Pimenta

A funcionária Caroline Haussen conta que o diferencial do livro Cinderela Pop é que se trata de uma releitura do conto clássico. "A procura pelo livro O Pequeno Príncipe aumentou após o lançamento do filme", afirma.
Livraria Estação Cultura – Porto Alegre

1º – "Diário de um Banana", de Jeff Kinney

2º – "Muito mais que 5inco minutos", de Kéfera Buchmann


O proprietário Abel Perez confirma que o livro "Diário de um Banana" sempre foi o mais vendido, "mas agora alavancou com o filme". "São vários volumes. Quem lê um, procura ler os outros", completa. "O livro da Kéfera é a febre do momento por causa do YouTube. Este livro já está esgotado", lembra.

Campus Livraria e Papelaria – Santa Cruz do Sul


1º – "Frozen: Uma aventura congelante", da Disney

2º – "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry


"Frozen é a febre do momento por causa do filme. O livro tem pinturas e atividades", conta a funcionária Clarice Hermes.

LL Brito Livros – Cachoeirinha

1º – "Diário de um Banana", de Jeff Kinney

2º – "Muito mais que 5inco minutos", de Kéfera Buchmann

Segundo o proprietário, Luís Lopes Brito, esses são os livros mais bem falados. "Os livros Diário de um Banana e Muito mais que 5inco minutos são a febre do momento. Ambos têm uma linguagem acessível que o jovem gosta de ler", afirma.
Zum Editora e Distribuídora – Santa Cruz do Sul

1º – "Diário de um Banana", de Jeff Kinney

2º – "Eu Fico Loko 2", de Christian Figueiredo

O proprietário Gil Kipper entende que o livro Diário de um Banana tem um estilo de leitura que agrada o jovem. "O Eu Fico Loko 2 é sucesso em vendas por causa da internet", ressalta.
Lara Livraria e Distribuidora – Porto Alegre

1º – "Tartarugas Ninja", da Nickelodeon

O proprietário João Farias diz que o livro é bastante procurado pelo público infantil por causa do baixo custo, "assim como outros de mesmo valor expostos na mesa", completa.
Livraria Espírita Paulo de Tarso – Santa Cruz do Sul

1º – "Coleção Pequenas Lições", do Grupo Legrand

"São livros que trazem leis morais. É uma leitura bastante atrativa", descreve a funcionária Rita Loureiro.

Fonte: http://hipermidia.unisc.br/28feiradolivro/.

Texto: Gabriel Rodrigues.

Revisão: Cristiane Lindemann.

18 de setembro de 2015

Por que escolhi ser jornalista?


Já me fiz essa pergunta muitas vezes e sempre chego à mesma conclusão: a curiosidade é o combustível que me move. Devido à minha necessidade de querer entender tudo e todos, escolhi fazer Jornalismo. Na verdade, jornalistas não se fazem, nascem, por isso acredito que já nasci com esse dom. Mas, assim como gosto de escrever, também gosto de fotografar. A fotografia, portanto, virou uma forma de transformar palavras em imagens. Até que decidi criar este blog, com o intuito de tornar público os textos que eu produzia e de compartilhar pensamentos, ideias e opiniões a alguns cliques.

Talvez o meu apreço pelo jornalismo tenha surgido desde criança, quando eu passava horas escrevendo, tanto que cheguei a preencher um caderno cheio de histórias, mesmo sem compreender que essa é a essência da profissão. No entanto, reconheço que sempre acreditei no poder das palavras como agentes de transformação e de impacto nas relações interpessoais. O blog, por sua vez, serviu de ferramenta de trabalho em uma redação de jornal, onde atuei como repórter. Essa profissão só me fez perceber que é isso que eu quero para a minha vida: ser jornalista. Um diploma pode até não fazer diferença para exercer a função, mas o jornalista bem preparado sempre se destaca, ainda mais quando tem amor à profissão. 

São tantos casos absurdos que vemos nos noticiários todos os dias, o que nos faz perder a fé na humanidade. Nessas horas eu tenho a certeza que fiz a escolha certa em cursar jornalismo. Jornalistas não podem mudar o mundo, mas podem trazer a verdade e construir uma sociedade mais justa e consciente de seus direitos e deveres. Melhor que escrever é colocar em comunhão tudo que você faz com as palavras que você diz.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros