15 de novembro de 2012

A história, a influência e a manipulação da televisão





A televisão que vemos hoje é resultado do trabalho de vários pesquisadores e pessoas em diferentes lugares do mundo. A TV existe há mais de 80 anos, influenciou comportamentos, marcou décadas, lançou tendências e hoje é o meio de comunicação com maior importância no mundo, mesmo depois da popularização da internet. De acordo com a pesquisa do IBOPE, 43% dos internautas ficam ligados na televisão e na internet ao mesmo tempo. As primeiras transmissões experimentais foram feitas em meados da década de 1920. Na mesma década, as primeiras celebridades começaram a surgir e a fazer muito sucesso, como o "Gato Félix". Na década de 30, grandes canais como a BBC surgiram. 

Na televisão, os textos e reportagens dos jornais informativos passavam pelos fiscais da censura, não podendo ser exibida nenhuma notícia considerada agressiva a ditadura ou contra a moral e os bons costumes. Nesta época em que a nova geração de televisores tem apenas milímetros de espessura, possuímos uma programação diversificada sobre notícias, novelas, filmes e esportes. A TV influencia de tal modo os hábitos da população que palavras, frases e expressões utilizadas pelos personagens disseminam-se rapidamente. Basta alguém soltar um jargão dito na televisão para ser utilizado: é espontâneo.

As novelas cada vez mais apelam para as cenas de sexo e violência para atrair mais telespectadores, porém se esquecem do tempo que no máximo três núcleos de personagens conquistavam a todos com bom humor e simplicidade, em cenários como o campo, a praia ou vilarejos, longe das grandes cidades. O futebol, por sua vez, reúne torcedores que vibram a cada gol. Contudo, quando as pessoas sobrepõem o orgulho e o fanatismo acima de qualquer coisa, não compreendem que um placar não altera os fatos e que nada justifica ofender, agredir, ou cometer atos de violência. Os filmes ao mesmo tempo, nos livram de dias monótonos e fazem-nos viver e recriar histórias fictícias ou reais. Dependendo do nível de discernimento das pessoas e da forma como encaram as histórias contadas nas telas, transfiguram a ficção para a realidade. 

Os comerciais induzem o público ao consumismo, tendo como princípio a possibilidade de uma futura aplicação cujo gasto é tratado como investimento. Um exemplo de merchandising cada vez mais comum ver na televisão, são as propagandas que prometem produtos milagrosos, mostrando vantagens e ganhos que muitas vezes não existem, gerando mais lucro às empresas patrocinadoras. As crianças desde pequenas são colocadas para assistir desenhos para se entreter e ficam suscetíveis às mensagens sociais da televisão. 

Leiam mais, informem-se e não deixem a televisão transformá-los em zumbis! A mídia na televisão pode roubar o tempo e até a inteligência das pessoas. Quando um simples botão do controle remoto nos faz ingerir ideias formadas, falso moralismo e mentiras, tudo isso acontece de uma forma tão natural que passa quase imperceptível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros