23 de fevereiro de 2015

Porque nada acontece por acaso

Já pensou quão bom seria captar um mau momento, uma situação incômoda e um inconveniente com uma máquina fotográfica que tivesse o poder de rebobinar a vida? Poderia ser uma das melhores criações já feitas pelo homem. Esgotaria rapidamente das prateleiras. Assim como o fotógrafo tenta registrar os melhores momentos e as melhores cenas, poderíamos contar com este recurso para a vida toda. Transformar o ruim no bom, reverter a maldade na bondade, mudar a ira pela felicidade, a inveja pela admiração, a ganância pela perseverança, a cobiça pela caridade, transpor o desafeto pela paz, a intolerância pela harmonia, trocar a austeridade pela brandura, a amargura pelo amor, a discórdia pela união, a indiferença pelo afeto, ir do comodismo à ação.


Nas histórias em quadrinhos, o Flash Reverso é um vilão, arqui-inimigo de Flash, o herói mais veloz do mundo. Neste caso, a "reversão" seria nossa principal aliada para lidar melhor com as intempéries da vida. Ajustar o foco e mudar o enquadramento de alguns acontecimentos inoportunos, a princípio não seria uma má ideia. Entretanto, correríamos um grande risco neste processo de mudança de realidade: pular etapas importantes do nosso próprio desenvolvimento pessoal ou das coisas que desejamos realizadas. Imagine estar em apuros diante de um apagão de memórias, tal como sofreu Joel, no filme "Brilho eterno de uma mente sem lembranças", que recorre a uma empresa para apagarem da sua mente todas as memórias de Clementine e da relação amorosa que mantiveram, mas é fadado a se arrepender. Por qual razão? As coisas têm seu tempo certo para acontecer e nada acontece por acaso, porque sempre há um motivo. Lembre-se bem disso.

De que jeito seria essa engenhoca, se fabricada? Assim como as máquinas fotográficas de antigamente que eram um trambolho movido à energia elétrica? Uma máquina altamente moderna e bem equipada? Portátil, que cabe no seu bolso? Ou ficaria guardada em nosso psiquê, fotografando de olhos bem fechados? Contente-se somente em enxergar o lado bom das coisas, sendo assim, podemos tornar o mundo um lugar melhor. Talvez a minha mente tenha conseguido registrar a minha utopia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros