Segue o guia de raças de cães que busca tirar suas dúvidas e ajudá-lo a encontrar o cão que se enquadra melhor em seu estilo de vida, com dicas e instruções. Se você pretende comprar ou adotar um, de preferência (existem muitos animais abandonados), considere o temperamento, o tamanho e porte do animal. Na hora de escolher um animal de estimação de raça específica, não pense que não irá encontrar seu amigo de quatro patas em um centro de adoção: eles estão lá, a espera de um dono.
Antes de levar seu cão na viagem de férias, fique atento ao temperamento do animal. Ele precisa reunir uma série de boas qualidades: ser obediente, amigável e ter fácil adaptação. Pensando nisso, selecionamos algumas raças para aqueles que buscam o cão ideal para esse tipo de ocasião.
São Bernardo
Um dos cães mais conhecidos e apreciados é o São Bernardo, mesma raça do filme "Beethoven", clássico do cinema mundial. Embora o mais famoso São Bernardo talvez tenha sido Barry, que salvou 41 pessoas ao longo de sua vida. Ele se encontra embalsamado e pode ser visto no Museu de História Natural de Berna. A raça foi desenvolvida a partir de cruzamentos com Mastins Asiáticos, sendo levada aos Alpes há mais de dois mil anos.
A fama de salvador surgiu no século 18, quando alguns monges fundaram um abrigo que servia de refúgio aos viajantes que atravessavam a Passagem de São Bernardo, cadeia de montanhas onde havia grandes tempestades de neve, entre a Suíça e a Itália. Eles passaram por treinamento e salvaram milhares de vítimas soterradas por avalanches. Anos depois, se cruzam com cães da raça Terranova, dando origem à variedade de pêlo longo.
ASPECTOS GERAIS
Utilização: guarda, busca e salvamento;
Tamanho: 65 a 70 centímetros para machos e 65 centímetros para fêmeas;
Peso: 80 a 90 quilos;
Pelagem: lisa, espessa e macia. Nas cores brancas e vermelhas, com diferentes tonalidades, ou com predominância do vermelho;
Longevidade: 11 anos;
Temperamento: extremamente dócil, obediente, inteligente e boa índole.
Pastor Branco Suíço
Batizado inicialmente de Pastor Branco Canadense, os exemplares (totalmente brancos) tiveram sua origem a partir do cruzamento entre Pastores Alemães. Eles passaram a ser excluídos dos padrões oficias e criadores sacrificaram seus animais, após a Primeira Guerra Mundial. De porte médio, orelhas em pé e cauda espessa, suas principais características são: coragem, bom caráter, obediência e fidelidade. Estão sempre prontos para defender o dono e a propriedade sem medo, mas não são agressivos sem ser provocados.
Utilização: guarda e companhia;
Tamanho: 58 a 66 centímetros para machos e 53 a 61 centímetros para fêmeas;
Peso: 30 a 40 quilos para machos e 25 a 35 quilos para fêmeas;
Pelagem: ligeiramente ondulado, denso, dupla cobertura. A cor é branca.
Longevidade: 12 a 13 anos;
Temperamento: alegre e equilibrado, amigável, atencioso, fácil de treinar, permite uma especial habilidade de adaptação a diferentes situações.
Leonberger
Tido como o mascote da cidade de Leonberger, a raça foi desenvolvida quando monges enviaram cães montanheses para serem utilizados nos cruzamentos experimentais, com o intuito de homenagear a cidade no sul da Alemanha, a pedido do prefeito, em 1840. O resultado foi um cão grande, inteligente e com pelagem impermeável. As duas Guerras Mundiais quase levaram a raça a extinção, sobrando apenas oito exemplares ao fim da Segunda Guerra. Passados 25 anos, se estabeleceu novamente.
Apesar de ainda ser considerado raro, está ganhando popularidade como cão de resgate, companhia e guarda da família. Eles adoram água e são extremamente gentis com pequenos animais, mas precisam conviver com a família desde filhotes para se sociabilizar e obter sobre controle.
ASPECTOS GERAIS
Utilização: guarda e companhia;
Tamanho: 72 a 80 centímetros para machos e 65 a 75 centímetros para fêmeas;
Peso: 34 a 50 quilos;
Pelagem: moderadamente longa e grossa. Na face e parte traseira é curta. A cor é dourada ou avermelhada, com focinho pigmentado.
Longevidade: 12 a 14 anos;
Temperamento: gentil, obediente (se ensinado), dócil e atencioso.
Fonte de pesquisa: Revista Anuário Cães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário