5 de janeiro de 2015

5 dicas para viajar com animais de estimação



Na hora de colocar o pé na estrada, quem tem animal de estimação sempre surge a principal dúvida: levo junto ou deixo sob os cuidados de algum vizinho, familiar ou ainda num hotel? Em ambos os casos, devemos levar em conta alguns critérios que foram selecionados, a seguir. Aliás, você sabia que nas férias se verifica o maior índice de abandono de animais? Nunca pense em abandoná-los (leia mais sobre o assunto aqui).

Mascotes a bordo


Viajar com o animal no verão é um fator preocupante, pois a temperatura corpórea aumenta, principalmente em ambientes fechados. Programe-se para viajar em horários de menor exposição solar, pela manhã ou no final da tarde. Percursos muito longos são estressantes para o animal, inclusive o estranhamento decorrente da mudança de ambiente. As paradas frequentes à sombra são recomendadas para oferecer-lhe água, ração e fazer as suas necessidades fisiológicas. Coloque o cinto de segurança para animais (é um item obrigatório) ou dentro de uma caixa de transporte com o cinto no banco de trás. Nem todos os hotéis permitem animais, então opte por uma casa.

Como viajar com seu animal de estimação


Para levar de férias seu cão ou gato junto com você, fique atento para os itens básicos que não podem ser esquecidos: potes de comida e de água, caixa de transporte, cobertor, produtos de banho (shampoo, escova, toalha), petiscos, brinquedos, remédios (alguns animais enjoam durante a viagem, consulte o veterinário para ver se há necessidade de medicá-lo), produtos de limpeza e sacos plásticos (para evitar acidentes, caso o animal passe mal ou faça suas necessidades no lugar errado), documentação (o registro e a carteira de vacinação, mais um atestado veterinário se a viagem for de avião), converse com o seu bicho de estimação (pode lhe trazer conforto em momentos de estresse).

A importância de passear com seu cachorro


Independente da raça, todos os cães precisam passear. Gatos até podem passear na rua de coleira, mas ao contrário dos cães, eles são autossuficientes. As caminhadas levam o seu animal de estimação a ter uma vida mais saudável, promovem estímulos mentais e ajudam à sociabilização com pessoas, animais e locais. O hábito é capaz de incentivar o cão a utilizar os seus instintos de união e cooperação vivendo em matilha, além de melhorar o relacionamento com seu dono e reforçar seu posicionamento como líder. Por questões de segurança, o cachorro deve sempre passear com guia presa à coleira. A duração dos passeios varia de acordo com alguns fatores, dentre eles, a raça, a idade e o peso do animal. Não é recomendado mais que uma hora por dia.

Aprenda a passear com seu cão


Com tantos espaços ao ar livre, isso não é mais desculpa para não levar o seu melhor amigo para passear. O cão pode andar do seu lado, um pouco atrás ou à frente. Leve-o sempre em locais agradáveis e não se esqueça da água durante a caminhada. Conduza seu cão, e não o contrário. Respeite o momento de descanso dele. No final do passeio, ofereça um biscoito ou brinquedo como recompensa. 

Animal sozinho em casa


Se você preferir deixar seu animal de estimação sozinho em casa irá precisar de alguém para tomar conta, antes de qualquer coisa. Ainda assim, ele irá sentir sua falta nos primeiros dias, mas algumas táticas garantem que ele se distraia e se acalme. O mercado para pets dispõe de produtos como jogos recreativos, bolas e brinquedos de borracha. Objetos familiares também ajudam que ele se acostume a essa situação provisória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros