8 de janeiro de 2015

A arte de saber esperar



O resultado final do vestibular, a entrada para o ensino superior, a conclusão de uma etapa, novas oportunidades, a retomada do trabalho, a consolidação profissional, a ascensão econômica, a conquista de um imóvel ou de um veículo. Há quem roa as unhas, perca o sono, coma incessantemente e ainda quem regurgite tudo ansiando por mudanças. Ter atitude e não cruzar os braços é essencial para conseguir aquilo que queremos, mas ninguém nunca disse que seria fácil vencer. Com a maturidade advinda, passamos a entender que as coisas não acontecem assim, de uma hora para outra, exige dedicação, esforço e acima de tudo, paciência.


A palavra paciência vem do latim, que significa "aguentar e sofrer". Talvez isso explique a angústia da espera e desvende o motivo pelo qual os ponteiros do relógio dos apressados rodam mais devagar e os ponteiros dos mais calmos tão depressa. Isto é, quando estamos atarefados, fazendo várias coisas ao mesmo tempo, o tempo parece passar mais devagar. Quando estamos alegres, ao lado de pessoas que gostamos, temos a sensação de que o tempo passa mais rápido. Tem quem não faça nada e tem quem faça tudo ao mesmo tempo, pela metade, mal feito ou de qualquer jeito. O importante é saber aproveitar bem o tempo, escolhendo quem queremos ser, onde queremos ficar, com quem queremos estar.

A cada semente que plantamos esperamos colher bons frutos no futuro. Passamos por longos e árduos processos para realizar sonhos, concluir metas, concretizar planos e alcançar objetivos. Até lá iremos, muitas vezes, querer voltar atrás, mas é necessário ter persistência e coragem para superar desafios. Para tanto, direcione a sua vida para o rumo certo, mantendo sempre a fé. Tudo bem, às vezes perdemos, mas temos que aprender a ser fortes para prosseguir. O tempo urge e é escasso demais para pensar em desistir. Mesmo que as coisas pareçam impossíveis de serem alcançadas, precisamos de automotivação para superar as dificuldades e acreditar em nosso potencial. O tempo molda, arquiteta e edifica.

A vida não é tanto sobre um final feliz. É sobre o percurso em busca desse final feliz. E o que realmente importa? O que fazer com todos os lugares visitados, situações vividas, nossas escolhas, amores passados, ganhos e perdas que fazem parte da nossa vida? Aproveitar cada dia como se fosse o último. Sempre achei essa teoria boa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros