6 de junho de 2012

A vida resumida em 5 etapas



Aquele filme abre as cortinas e sem licença invade os nossos pensamentos: são pedaços e fragmentos de memória guardados em nossas mentes. Ter amigos, amores, felicidades e tristezas, tudo isso parte de algo que chamamos de "vida", sem ao menos sabermos a definição exata dessa palavra. Veja 5 etapas da evolução da vida que todos nós passamos ou iremos passar, independente da idade que você tenha.




1 Enxergamos o primeiro raio de luz e vem o choro de boas-vindas ao mundo. Abandonamos as papinhas, saímos das fraldas. Quando somos crianças, não temos ou não entendemos o que são problemas. A vida gira em torno de expectativas. - "Quantos dias faltam para o meu aniversário?" - "A vovó vem hoje?". A vida abraça a criança que sonda um círculo de amizades na escola após muitos carrinhos quebrados, bolinhas de gude perdidas e adesivos trocados. Desde aí define caráter. Julga o que é correto e forma a índole. Entende que o mundo em que vivemos vai muito além de desenhos animados.

2 Na adolescência, conhece a menina dos seus sonhos, a Cinderela do chinelo de dedos e a Rapunzel do rabo de cavalo. Buzz Lightyear e Woody deixam de ser os melhores amigos e os brinquedos mudam. Percebe que a vida vai além de Tom perseguindo Jerry, Papa-Léguas fugindo das armadilhas do Coiote e da Esquadrilha Abutre tentando pegar o Pombo Correio. Se depara com sua primeira decepção amorosa e aí percebe que laranjas não são limões e nem procuram por metades. Dessa vez, procura por limões para espremer na bebida. Sem pestanejar, voa para longe da barra da saia da mãe - às vezes, mais longe do que deveria.

Está na idade típica de qualquer ser humano quando se é adolescente e questiona tudo à sua volta. Muitas vezes sente-se incompreendido e se expressa com rebeldia e mau humor. Na confusão e nas consequências, tropeça na vida pela falta de experiência, mas só assim, aprende com os erros e acertos. Encontra em sua frente um leque de opções, trilhos duplos e um nó para desenrolar ao longo desta fase quase-adulta. O jovem deixa de ser o centro das atenções e se torna alvo de todas as partes, pois ainda está moldando seus pensamentos e opiniões. 

3 Quando chega à fase adulta, ganha estabilidade financeira e social (ou pelo menos, assim deveria ser). O futuro da nação que dependia do adolescente desmerece nas mãos do adulto que ganha poder. Este forma uma família e repassa todos os valores e ensinamentos obtidos ao longo desses anos para os seus filhos. Com a idade adulta vem o benefício de controlar a nossa vida, assim a maioria dos nossos dias de espera fica para trás. Mas estamos perdendo alguma coisa quando não mais sentimos prazer e expectativas. Com a espera vem a surpresa e, eventualmente, a emoção de receber o que tanto queríamos.

4 Os filhos levam uma vida independente, já estão casados e de presente vem os netos. Já entrou na aposentadoria e agora colhe os frutos que plantou durante a vida. Aparecem algumas rusgas e cabelos brancos que têm muita história para contar. O tempo é mestre e com a maturidade você passa a olhar o mundo com outros olhos. Percebe que para conquistar tudo o que você queria, foi dada uma oportunidade. Se não aconteceu, de fato não era pra ser seu.

5 Sua missão foi comprida. Seja pelos males físicos ou pelo fim do seu tempo na vida terrena, é chegada a hora de seguir uma nova caminhada. O término da passagem neste mundo é como uma vela que se apaga com o sopro do vento. Nada está terminado, só foi concluída uma etapa. Ainda tem muito a aprender e ensinar. A morte faz parte da evolução e de todos aqueles que estão à nossa volta. Afinal, ninguém entra na sua vida por acaso. Como diria o escritor Antoine de Saint-Exupéry: "Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros