O
fim de ano está chegando e também a correria para encontrar presentes
com preços acessíveis. Atualmente, muitas lojas on-line trazem produtos
variados, de boa qualidade e de baixo custo, os quais nem sempre são
fáceis de encontrar nas lojas físicas. Até pouco tempo atrás as lojas
físicas e virtuais eram completamente separadas, não havia interferência
ou influência entre elas. O cliente comprava em uma ou em outra. Os
lojistas possuíam como ferramentas de marketing e de divulgação mídias
fora do universo on-line (TV, jornais, revistas, etc.). Com
a evolução da tecnologia, a globalização da internet e a integração de
dispositivos móveis, o perfil do consumidor mudou no Brasil, seguindo
uma tendência mundial.
Tudo se conectou e vai estar cada vez mais conectado. É o que afirma o executivo de tecnologia Luciano Sperb Castagnino, 40, que reside em Santa Cruz do Sul (RS). Ele é sócio-fundador da 3Sales Startups, empresa onde atua como CEO (diretor executivo) com experiência de 20 anos no mercado tecnológico e de vendas corporativas.
COMPRAS ON-LINE X OFF-LINE
Conforme Luciano, o novo consumidor está sempre on-line. Os dois canais de vendas não são mais independentes, pois ambos se complementam e há um movimento de integração entre eles. “As diferenças entre as compras off-line e on-line estão caindo a cada dia. Nos dias atuais nos deparamos com milhares de sites de vendas, serviços de comparação de preços, portais, blogs, fóruns de discussão, vídeos e redes sociais”, aponta. Com essa mudança, o grande desafio dos varejistas e lojistas é estar presente em todos os canais. “A venda está cada vez mais presente da porta para fora. Qualquer empresa que queira se manter no mercado precisa ter seus produtos on-line e off-line. Ganha a venda quem conseguir entregar a melhor experiência antes, durante e no pós-vendas”, conclui.
A CAMINHO DAS COMPRAS
Assim como via TV ou redes sociais, o consumidor pode consultar o preço na loja on-line e finalizar a compra na loja física. “Quantas vezes vamos às lojas conhecendo o produto? Muitas vezes melhor que o vendedor”, fala Luciano. Segundo o executivo, não existe mais apenas um caminho para a compra. “Recebemos propagandas por e-mail sobre o produto, podemos experimentá-lo em uma loja física e dentro desta própria loja acessar a internet e comprar de seu smartphone ou entrar em um site de comparação de preços e verificar a melhor oferta entre as lojas”, destaca.
Fonte: Revista Linda - ano 9, nº 108, novembro 2016 (adaptado).
Texto: Gabriel Rodrigues.
Revisão: Marielle Rodrigues de Oliveira.
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