Setembro é um período que está sem dúvidas entre os mais significativos para a cultura gaúcha. Em 1996, o dia 20 de setembro foi oficializado o Dia do Gaúcho ou Dia da Liberdade, o ápida das comemorações da Semana Farroupilha, que se inicia no dia 14 deste mês. Esse evento homenageia os heróis da Revolução Farroupilha. "É o meu Rio Grande do Sul, céu, sol, sul, terra e cor. Onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor!". Quem nunca dançou dois pra lá, dois pra cá, com essa?
Rio Grande do Sul, terra do chimarrão e dos pampas. Desconheço estado mais lindo do que este. Não falo por pontos turísticos, mas sim por suas regras e costumes. Logo quando acorda ou no fim da tarde tomar um chimarrão acompanhado do rádio ligado tocando uma rancheira. Você gaúcho, acredito que pelo menos uma vez se pilchou de bota e bombacha e dançou ao som de uma música nativista em um Centro de Tradições Gaúchas (CTG).
Acredito que o Rio Grande do Sul é um segundo país emendado num só. Com nossas tradições enraizadas e gírias gauchescas mostramos que somos um povo diferenciado. Gaúcho tem sotaque? Poucos assumem que tem sotaque, mas, a meu ver, os gaúchos são os únicos que pronunciam as palavras corretamente. Quando não falam cantando, claro. "Bá, capaz, tri, afudê" são algumas das palavras rotineiramente usadas por gaúchos. Creio que devemos respeitar não só os sotaques, mas todas as diferenças, das mais diferentes culturas.
Não importa se tu gostas de música gaúcha ou se tu és colorado ou gremista. Não importa se tu usas toda indumentária fora de época ou se tu gostas de comer churrasco. Não importa se tu segues ou não todas as tradições à risca. O que importa é nos juntarmos por um só ideal. Mas que barbaridade, tchê! E viva o Rio Grande do Sul!
Nenhum comentário:
Postar um comentário